Vale avança projeto de sulfato de níquel no Canadá

9 de junho de 2022 Por Redação

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

Publicado às 10h58

 

A Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira, 9, que concluiu o estudo de pré-viabilidade para um projeto proposto de sulfato de níquel em Quebec, Canadá, representando um marco importante para o desenvolvimento do projeto. 

“Esta iniciativa estratégica ressalta o foco da Vale em fornecer produtos de níquel de baixo carbono e alta pureza para a crescente indústria de veículos elétricos”, destaca a mineradora brasileira. 

O projeto proposto em Bécancour, Quebec, seria a primeira planta de produção de sulfato de níquel totalmente doméstico para o mercado norte americano, alavancando a produção atual e futura de níquel de alta qualidade e baixo carbono das operações de classe mundial da Vale no Canadá. 

Segundo a Vale, com base nos estudos de pré-viabilidade até então, o projeto teria uma capacidade anual de processamento de 25.000 toneladas de níquel contido em sulfato de níquel, o composto químico utilizado na fabricação de precursores para baterias de íons de lítio à base de níquel. 

“A decisão final de investimento e o cronograma do projeto dependem de diversos fatores, incluindo a integração e necessidades da cadeia de baterias, bem como de aprovações do Conselho e regulatórias”, explica a empresa. 

“Essa é uma validação fundamental para um projeto que oferece tanto a diversificação das vendas quanto uma entrada acelerada na crescente cadeia de suprimentos de baterias da América do Norte”, disse Deshnee Naidoo, Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos da Vale. 

“Esperamos continuar as discussões com potenciais parceiros, bem como com o governo de Quebec e o governo do Canadá, para concretizar este projeto estratégico”, completou.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/JQZbmaiIQvw3etWp42uaVE

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A