Transmissão Paulista (TRPL4) informa o início da operação comercial do projeto Três Lagoas

9 de junho de 2022 Por Redação

 

Publicado às 13h

 

A Isa CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (TRPL4) informou nesta quinta, 9, o início da operação comercial do Projeto Três Lagoas, que pertence a IE Tibagi, subsidiária 100% Isa CTEEP. 

Desta forma, a companhia conclui o lote 6 do leilão de transmissão realizado em dezembro de 2019, ao obter do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o Termo de Liberação Parcial (TLP) para a Linha de Transmissão e Termo de Liberação Definitivo (TLD) para o módulo geral. 

O empreendimento consiste na construção de 37 km de linhas de transmissão, onde está instalada a maior hidrelétrica do estado de São Paulo, partindo da subestação Ilha Solteira, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, até a subestação Três Irmãos (SP), interligando os municípios de Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP), Itapura (SP) e Andradina (SP). 

Segundo a companhia, com potência de 3.444 MW, o complexo hidrelétrico ganhará maior segurança e qualidade na transmissão de energia para as regiões sul-mato-grossense e noroeste paulista. 

A companhia destacou que o projeto vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional (SIN), com o objetivo de escoar a geração de energia de fontes renováveis – solar e biomassa – aos centros consumidores na região Noroeste do estado de São Paulo, contribuindo para a expansão de uma matriz energética mais limpa no país. 

O TLP faz jus a recebimento de 90% da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 6 milhões (ciclo tarifário 2021/2022) para operação comercial provisória, com pendências não impeditivas e, quando forem solucionadas, obterá o Termo de Liberação Definitivo (TLD) para todo empreendimento. 

O investimento realizado até o momento foi de aproximadamente R$ 85 milhões. A margem EBITDA estimada da IE Tibagi é de aproximadamente 85%. 

O regime de tributação é de lucro presumido com consolidação integral na ISA CTEEP. O projeto foi integralmente financiado por meio de debênture de infraestrutura emitida na acionista. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/JQZbmaiIQvw3etWp42uaVE

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A