Randon e Fras-le: a avaliação da Eleven

30 de junho de 2022 Por Redação

 

Publicado às 14h05

 

A Eleven destacou em um relatório que a Randon (RATP4) e a Fras-le (FRAS3) realizaram um evento para apresentar os planos e projetos ESG (governança ambiental, social e corporativa) contidos nos recém-publicados relatórios de sustentabilidade. 

O grupo Randon estabeleceu como suas principais metas ESG a serem atingidas nos próximos anos: zerar a incidência de acidentes graves, zerar até 2025 a deposição de resíduos em aterro industrial e o lançamento de efluentes, duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025 e reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa de seus processos de fabricação até 2030. 

Recomendação de ‘compra’

No relatório, a analista Flávia Ozawa e seu colega Felipe Ruppenthal reforçam as recomendações de “compra” para RAPT4 e FRAS3. 

“As ações de Randon negociam a um múltiplo EV/EBITDA 2022 de 4,5x, mostrando um desconto considerável em relação ao histórico de 7,2x”, explicam. 

De acordo com a dupla, no médio prazo, a expectativa segue positiva, baseada em: ritmo forte do mercado de implementos, impulsionado pelo agronegócio, transporte de bens industriais e e-commerce aliado à expansão da capacidade produtiva da companhia; câmbio favorável às exportações; retomada do mercado de reposição, com a exposição do grupo ao segmento tendo aumentado com a aquisição da Nakata; resiliência nas vendas de caminhões; retomada da demanda por implementos ferroviários e esforços para inovação e aumento da automação. 

Já as ações de Fras-le têm um múltiplo EV/EBITDA 2022 de 7,9x, acima da média histórica de 7,4x, que considera um novo patamar da companhia devido ao cenário de crescimento no faturamento e evolução das margens, com o emprego dos recursos captados em seu recente follow-on, a captura de sinergias da Nakata e expansão de sua atuação de forma semelhante ao visto em Fremax, diluição dos custos fixos e aumento da automação da linha de produção. 

Preço-alvo

O preço-alvo para a ação RAPT4 é R$ 25,00. Para a ação FRAS3 é R$ 17,00.

Riscos

Para o time de analistas da Eleven o principal risco nesse momento para a Randon é a continuação do aumento da pressão inflacionária sobre insumos e matéria-prima, de forma a comprometer as margens operacionais da companhia e até mesmo o movimento de recuperação dos seus mercados de atuação. 

“Por se tratar de uma parte relevante dos custos da companhia, oscilações abruptas de preço podem afetar a capacidade da companhia de manter um nível operacional adequado”, destaca o relatório.

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/GAV1SP0Ga271mytYLeAOgu

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A