Petrobras diz que ‘mantém seu compromisso com a prática de preços competitivos’

14 de junho de 2022 Por Redação

 

Publicado às 19h44

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) emitiu um comunicado na noite desta terça, 14, para esclarecer as notícias veiculadas na mídia à respeito da expectativa de novos reajustes nos preços de combustíveis.

A companhia afirmou que “mantém seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais”. 

A Petrobras informou que monitora continuamente os mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais. 

Petrobras sobre assinatura de acordo para viabilidade de produção de biometano 

A Petrobras informou também na noite desta terça, 14, que assinou com a Raízen (RAIZ4) um acordo para avaliar, em conjunto, potenciais negócios envolvendo produção, compra e venda de biometano, combustível 100% renovável e produzido pela Raízen a partir de resíduos da cana-de-açúcar (vinhaça e torta de filtro), gerados na operação agroindustrial dos Bioparques de Energia da companhia. 

A parceria prevê também estudos para o desenvolvimento de soluções de logística de entrega do biometano, que viabilize sua utilização nas operações de refino da Petrobras. 

“Com características semelhantes ao gás natural, o produto integra uma nova geração de combustíveis sustentáveis (como o diesel R5, com conteúdo renovável, e o BioQAV), em linha com a estratégia de descarbonização da Petrobras e de desenvolvimento de novas oportunidades de negócios com menor intensidade de carbono”, explicou a companhia.

“Esse projeto é uma oportunidade de conectar a produção de biometano renovável com a produção de combustíveis e produtos de refino de alta qualidade que, dessa forma, serão obtidos com menores emissões de carbono. A iniciativa reforça nosso compromisso em buscar oportunidades econômicas e sustentáveis que combinem geração de valor e baixo carbono, oferecendo produtos de melhor qualidade e eficientes do ponto de vista ambiental”, disse o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho. 

Substituto para gás natural, diesel ou GLP, o biometano tem o potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa ao substituir combustíveis fósseis. 

Para a Raízen, a produção de biometano amplia o portfólio de soluções renováveis da companhia, garantindo economia e sustentabilidade para seus clientes. 

“Somos uma das empresas pioneiras no uso de resíduos de processos industriais para a produção de energia renovável em escala comercial, aplicando o modelo de economia circular em nossos 35 parques de bioenergia. Acreditamos no potencial da cana para a geração de inúmeras soluções em energia e a produção de biometano é um importante passo para acelerar a transição energética no país”, explicou Ricardo Mussa, CEO da Raízen. 

Biometano é o nome dado ao combustível renovável produzido a partir da purificação do biogás, um processo que elimina o alto teor de carbono do composto e origina um combustível semelhante ao gás natural. 

O biogás é produzido a partir de material orgânico residual (vinhaça e torta de filtro da cana-de-açúcar) proveniente do processo de cultivo e processamento da cana de açúcar.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/DTpSS7bSUop4FFt9plx2FP

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A