Fitch afirma ratings da Eletrobras 

15 de junho de 2022 Por Redação

 

Publicado às 21h57

 

A agência de classificação de risco Fitch Ratings, uma das principais do mundo, afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB-’ da Eletrobras (ELET3, ELET6), assim como o rating ‘BB-’ de suas notas seniores sem garantias em circulação no mercado. 

Os Ratings Nacionais de Longo Prazo da Eletrobras e de suas subsidiárias, bem como de suas respectivas debêntures locais também foram afirmados em ‘AA(bra)’. 

Ao mesmo tempo, a agência revisou a Perspectiva dos IDRs para “estável”, de “negativa”. 

A Perspectiva dos Ratings Nacionais de Longo Prazo permanece “estável”. 

A revisão da Perspectiva dos IDRs para Estável reflete o enfraquecimento do vínculo entre a Eletrobras e o rating soberano brasileiro (‘BB-’/Perspectiva Negativa), após a privatização das ações da empresa. 

A Fitch passa a classificar a Eletrobras em base individual, uma vez que o governo agora detém menos de 50% das ações e deterá apenas uma ou duas das 11 cadeiras do Conselho de Administração. 

O governo mantém o direito de vetar alterações nos estatutos da empresa. 

A Fitch retirou a avaliação do perfil de crédito individual (SCP) da empresa de ‘bb-‘, uma vez que agora é classificada de forma autônoma e deixou de ser equalizada com o soberano. 

O rating também reflete a consolidação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a desconsolidação da Eletronuclear e aumentos de tarifas previstos na capacidade atualmente alocada no regime de cotas.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/J8Z1fpivf2u0F9JnA9ElVK

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A