Atualização das 13h30: Petrobras, Vale, siderúrgicas, Eneva, IMC e outros destaques

17 de junho de 2022 Por Redação

 

Publicado às 13h33

 

Ibovespa

Enquanto as Bolsas pelo mundo tentam uma recuperação após a queda da véspera, o Ibovespa passa por ajuste na sessão desta sexta-feira, na volta do feriado sob forte pressão negativa de papéis como Petrobras e da mineradora Vale. 

Os ADRs, títulos que representam ações, dessas e outras empresas brasileiras tiveram forte baixa na quinta-feira em Nova York.

Às 13h31 o Ibovespa caía 3,73% aos 98.969 pontos.

Petrobras

As ações da Petrobras (PETR4, PETR3) passaram a cair com força depois que a estatal anunciou que reajustará seus preços. 

O preço da gasolina será reajustado em 5,18% e do diesel em 14,26%.

A estatal está sob forte pressão política. o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira disse que o presidente da Petrobras, José Mauro, tem que renunciar imediatamente. 

O preço do barril tipo brent caía 4,9% aos 113 dólares, o que também colabora para a desvalorização das ações da Petrobras.

Vale

As ações da Vale (VALE3) tinham baixa de -6% às 13h28. O minério na China fechou em forte queda nesta sexta.

Siderúrgicas

A desvalorização das commodities metálicas leva às siderúrgicas a ter forte desvalorização. As ações da Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5) e CSN (CSNA3) estavam entre as maiores baixas do Ibovespa.

Eneva

Os papéis da Eneva (ENEV3) estavam entre as poucas altas do Ibovespa nesta sexta. A Eneva anunciou uma oferta de ações (leia mais aqui). 

 IMC

O Tribunal Arbitral emitiu ordem para suspensão do procedimento arbitral requerido pela KFC contra a International Meal Company – IMC (MEAL3). A determinação ocorre no âmbito de divergências acerca do contrato de master franquia.  

“Considerando que o prazo da suspensão inicialmente concedida pelo Tribunal Arbitral em 19 de abril de 2022, já com a prorrogação prevista, venceu em 13 de junho de 2022, a nova suspensão foi concedida para que as partes continuem negociando, de comum acordo, uma solução para o conflito em questão”, explicou a IMC em um comunicado.

O procedimento arbitral ficará suspenso até o dia 13 de julho de 2022, sendo possível prorrogação por adicionais 30 dias. 

Copasa

A Copasa (CSMG3) anunciou que vai trocar diretor presidente (veja mais aqui)

PetroRecôncavo

A PetroRecôncavo (RECV3) firmou contato com a Bahia gás para compra e venda de gás natural sem garantia de firme de fornecimento até dezembro 2023. 

Em um relatório, os analistas da Eleven, Felipe Ruppenthal e Rodrigo Diniz, escrevem que o anúncio está em linha com a estratégia da companhia de rentabilizar seus ativos de gás, “o que vem fazendo com sucesso com diversos anúncios desta natureza”. 

Rumo 

A Rumo (RAIL3) reportou os resultados operacionais do mês de maio com um volume transportado em linha com o registrado em 2021, de 6,2 milhões de TKUs, avalia a Eleven. 

Os principais influenciadores foram um volume mais fraco da soja (-10%) e do açúcar (-28%), compensados pela alta do farelo de soja (+18%), fertilizantes (64%) e contêineres (+14%). 

Excluindo os volumes da Malha Central, a companhia apresentou uma redução de 8% frente ao mesmo período de 2021, também impactada pela queda do volume de soja de 21% com antecipação da colheita no 1T22 e problemas climáticos ocorridos no Sul e em Mato Grosso do Sul. 

Além da soja o volume de açúcar apresentou recuo de 28%, influenciado pela maior destinação da matéria prima para produção de etanol que apresenta ampla elevação de preços em 2022. “Vemos os volumes mais fracos, assim como apresentado no mês anterior, como um cenário negativo tendo em vista a quebra de safra no ano anterior e a maior integração da Malha Central em 2022, o que reforça nossa tese de incertezas no volume a ser transportado pela companhia para atingir o guidance reportado”, escrevem os analistas da Eleven Alexandre Kogake e Pedro Pimenta em relatório.

Anunciaram proventos: 

Copel paga dividendo no dia 30 de junho. Confira os detalhes:

Neoenergia anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

Cemig anuncia pagamento de juros sobre o capital no valor de R$ 353 milhões

TIM vai distribuir R$ 270 milhões em juros sobre capital próprio

CSU CardSystem anuncia pagamento de JCP

Copasa aprova pagamento de Juros sobre o Capital Próprio

Celesc aprova pagamento de juros sobre o capital

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/J8Z1fpivf2u0F9JnA9ElVK

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A