Safra: resultados melhores devem ajudar ações da Rumo

31 de maio de 2022 Por Redação

 

Atualizado às 14h

 

Em um relatório, o Safra destaca o dia do investidor da Rumo (RAIL3), com os principais executivos da companhia.

Segundo o banco, a direção da Rumo deu ênfase ao foco da empresa na criação de valor, em que toda a equipe trabalha em conjunto para maximizar o retorno das cargas embarcadas em detrimento do market share.

“Eles apontaram que a Rumo se tornou extremamente competitiva nas regiões em que atua, o que significa que a melhoria de participação de mercado deve ser mantida pelo menos em seus principais corredores logísticos”, escreve o time de analistas.

Desafios de curto prazo 

No relatório, a Safra informa que os executivos também falaram sobre o trabalho que está sendo feito para melhorar os resultados daqui para frente, bem como os desafios de curto prazo: melhoria de volumes e melhor gestão de yield; evolução com a obtenção de licenças para a construção do prolongamento da malha ferroviária norte até Lucas do Rio Verde; ramp-up da Rede Central, cujos volumes para 2025 deverão superar as estimativas anteriores feitas no edital de leilão realizado em 2019; ganhos de eficiência, com aumento da produtividade por trem e pressão inflacionária nos investimentos em infraestrutura.

Tendência de volume

Para a equipe de analistas do banco, a tendência de volume para 2022 é positiva, já que a quebra de safra que ocorreu em 2021 não deve ocorrer em 2022, apesar das recentes preocupações com o impacto das condições meteorológicas, resultando em volumes de exportação maiores do que no ano passado.

“Os preços mais altos das commodities também contribuem para o aumento das exportações brasileiras, reduzindo o risco para o desempenho dos volumes da Rumo no segundo trimestre de 2022”, explica o Safra.

Tarifas

Em relação às tarifas, o banco salienta que a Rumo renegociou com seus clientes em um patamar muito melhor este ano, sem a pressão da quebra de safra, o que deve contribuir para o crescimento do faturamento da Rumo e melhoria das margens operacionais com maior diluição dos custos fixos.

Já o aumento do preço do diesel deve manter o frete rodoviário caro, enquanto o início das cobranças de pedágio na BR-163 deve elevar o custo dos concorrentes no 4T22, avalia a instituição financeira.

Preço-alvo

O Safra acredita que a melhora de seus resultados para os próximos trimestres deve ser um importante gatilho para a performance das ações. 

“Reforçamos a classificação de compra para a Rumo, nossa principal escolha para o setor. Nossa visão positiva da Rumo é explicada principalmente pelo atrativo potencial de valorização das ações da empresa e sua robusta tese de investimento, baseada no crescimento do agronegócio brasileiro”, escrevem os analistas.

O preço-alvo é de R$ 32,80.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/GFYzqsYpm1h8erVdgL0qVR

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A