Safra inicia cobertura da Randon e da Fras-le. Veja a análise:

26 de maio de 2022 Por Redação

 

 

Publicado às 11h11

 

Randon

O Safra publicou em seu site que está iniciando a cobertura da Randon (RAPT4) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 22,80. 

“Vemos a Randon como um porto seguro entre as empresas industriais no Brasil por suas posições de liderança nos mercados em que atua, sua longa e sólida trajetória de atuação no país e a demanda resiliente por seus produtos dada a dimensão continental do Brasil e a grande exposição da economia ao agronegócio”, escreve a equipe de analistas.

A avaliação é que, atualmente, a empresa está negociando a 3,9x EV/EBITDA 2022, 30% abaixo da média do setor industrial no Brasil, 49% abaixo de seus pares internacionais e 36% abaixo da média histórica de 4 anos.

O Safra acredita que o desempenho da empresa nos próximos anos deverá se beneficiar de  exposição a setores essenciais da economia, como o agronegócio.

O banco também espera que a Randon realize novas aquisições no curto prazo, seguindo sua nova estratégia de impulsionar o crescimento da receita, primeiro pela expansão de seus mercados-alvo e segundo pelo aumento de seu portfólio de produtos, que combinados devem permitir que a Randon apresentar no futuro maior crescimento orgânico e maior diversificação da receita, reduzindo eventual sazonalidade comum ao agronegócio, conferindo mais estabilidade à receita e aos resultados.

Fras-le

Com relação à Fras-le (FRAS3), o Safra também iniciou a cobertura com recomendação de “compra” e preço-alvo para final de 2022 de R$ 20,50. 

“Em nossa visão, a Fras-le se destaca como uma das melhores opções de investimento no segmento industrial brasileiro, pois combina a força e a responsabilidade de uma empresa familiar à dinâmica de crescimento de uma empresa de private equity, que está sendo impulsionada por fusões e aquisições estratégicas”, destaca o banco em relatório. 

A empresa é controlada pelo Grupo Randon.

O time de analistas observa que fusões e aquisições estratégicas reduzem a exposição da empresa a materiais de fricção (52% do faturamento) e consolidam a posição de liderança em diversos segmentos da indústria de autopeças.

A avaliação é que a Fras-le atualmente está negociando a 5,8x EV/EBITDA 2022, 13% acima da média do setor industrial no Brasil, 24% abaixo de seus pares internacionais.

Riscos

Antes de investir é importante entender os riscos aos quais uma empresa está exposta.

Para a Randon, o Safra destaca que uma piora do cenário macroeconômico pode postergar a renovação de seus ativos; outro risco é a quebra de safra no Brasil, considerando a ainda alta exposição da receita da empresa à sua divisão de carretas; dificuldades na integração de aquisições futuras, sinergias abaixo do esperado ou contingências maiores impactando seus resultados futuros também são riscos.

Com relação à Fras-le, o Safra ressalta que mudanças nas regras ambientais e novas tecnologias, como veículos elétricos e autônomos, podem representar um risco para os produtos da companhia no futuro, pois podem reduzir a demanda por seus produtos de fricção. 

Outro risco são as operações de M&A não atingirem as sinergias esperadas. “A empresa tem um plano de crescimento inorgânico acelerado, e dificuldades em suas integrações podem reduzir as sinergias esperadas”, escreve o time do Safra.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/EyKoTqV1uycIaNKVvfHKBY

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A