- Finance News - https://financenews.com.br -

Petrobras e Equinor avaliam viabilidade ambiental de projeto conjunto de energia eólica offshore

 

Publicado às 10h12

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) e a Equinor estão avaliando, em conjunto, a viabilidade ambiental do projeto de desenvolvimento de um parque eólico offshore em Aracatu, na Bacia de Campos, a cerca de 20 km da costa. O objetivo é a geração de energia elétrica a partir dos ventos em alto-mar. A avaliação conjunta é fruto de uma parceria firmada entre as duas empresas, em 2018.

Alinhado ao Plano Estratégico da Petrobras (2022-2026), o estudo conta com o suporte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Centro de Pesquisas e Inovação da companhia (Cenpes), com foco em reduzir riscos e acelerar ganhos de maturidade tecnológica. “O potencial brasileiro para geração de energia eólica offshore traz oportunidades promissoras de diversificação da matriz energética do país“, disse o Diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Rafael Chaves.

Assim como a geração eólica onshore, a tecnologia associada à geração eólica offshore usa a força dos ventos para a produção de energia renovável, mas opera com equipamentos de grandes dimensões e entrega grandes volumes de energia. O projeto em avaliação consiste em parque eólico offshore totalizando aproximadamente 4 GW.

A ficha de caracterização ambiental do Projeto Aracatu, necessária no processo de licenciamento ambiental foi protocolada em agosto de 2020.