- Finance News - https://financenews.com.br -

B3 encerra revisão de dados do fluxo de investimento estrangeiro em bolsa

 

Publicado às 19h54

 

A B3, bolsa do Brasil, anunciou nesta sexta, 20, a revisão final das estatísticas de fluxo de entrada e saída de investidores estrangeiros. Estão sendo publicados os dados das movimentações desses investidores nos anos de 2020 e 2021 no mercado secundário, adaptados para excluir as informações sobre empréstimo de ativos.

No dia 1º de abril de 2022, a B3 anunciou a revisão, porque as operações de empréstimo de ações não envolvem aportes financeiros e seriam, portanto, retiradas da estatística. 

As informações revisadas de 2022 foram divulgadas na ocasião, enquanto aquelas relativas a 2020 e 2021 estavam sob análise, em um processo agora concluído.

Além disso, a B3 está mudando a metodologia para cálculo dos dados de participação de investidores estrangeiros via ofertas públicas (IPO e Follow On). 

Na metodologia anterior, o site institucional da bolsa usava as informações dos anúncios de encerramento das ofertas pelos emissores, que têm prazo legal de até seis meses para serem concluídos. 

Com a alteração, serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3. 

“O ajuste oferece maior tempestividade ao dado, reduz a chance de inconsistências no preenchimento das informações e, por ter a mesma metodologia de classificação usada no mercado secundário, permite a conciliação entre os dados de negociação desses investidores nos diferentes mercados”, explicou a B3. 

Segundo a companhia, foram revisados os dados a partir de 2018, após a implementação das clearings integradas, para que reflitam a liquidação financeira realizada em D+2.

Na tabela abaixo é possível observar a revisão dos dados de investidor estrangeiro em 2020, 2021 e 2022, nos mercados primário e secundário.