Vibra confirma compra de 50% da Comerc

2 de março de 2022 Por Redação

 

Publicado às 12h42

 

A Vibra Energia (VBBR3) informou nesta quarta, 2, que juntamente com os atuais sócios fundadores da Vibra Comercializadora, passarão a compor um bloco de acionistas da Comerc, detentores de 50% de seu capital social, dos quais a Vibra deterá 48,7% e os sócios fundadores da Vibra Comercializadora 1,3%. 

A Vibra Comercializadora de Energia, antiga Targus, é uma sociedade que hoje integra o grupo da Vibra e que passará a ser uma subsidiária integral da Comerc. 

Em outubro do ano passado, a Vibra Energia fechou acordo para aquisição de até 50% da Comerc. 

“A nova estrutura societária da Comerc terá uma governança alinhada entre todos os acionistas e contemplando um conjunto de regras e procedimentos de governança corporativa que garantem equidade, transparência e boas práticas de gestão e preparam a empresa para uma nova fase de crescimento, mantendo seu compromisso com tecnologia, inovação e provimento das melhores soluções em energia para seus atuais clientes, para os clientes da Vibra e para a sociedade em geral”, afirmou a Vibra em um fato relevante.

Leia a seguir a íntegra do fato relevante da Vibra:

Vibra Energia S.A. (“Companhia” ou “Vibra”) (B3: VBBR3), em cumprimento ao Art. 157, § 4º, da Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada (“Lei das Sociedades por Ações”) e ao disposto na Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 44, de 23 de agosto de 2021, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral, o quanto segue: Em 08 de outubro de 2021 e conforme divulgado em Fato Relevante naquela data, (i) a Companhia subscreveu, em colocação privada, debêntures conversíveis em ações ordinárias representativas de 30% do capital social da Comerc Participações S.A. (“Comerc”); e (ii) adquiriu a opção de comprar, de acionistas da Comerc, ações de emissão daquela sociedade equivalentes a 20% de seu capital social (“Operação”). Desde então, a Companhia negociou, também, a contribuição, à Comerc, no âmbito de aumento de seu capital social, da totalidade das ações de emissão da Vibra Comercializadora de Energia S.A, (“Vibra Comercializadora”) antiga Targus, sociedade que hoje integra o grupo da Vibra e que passará a ser uma subsidiária integral da Comerc. Em decorrência dos negócios acima descritos, a Companhia, juntamente com os atuais sócios fundadores da Vibra Comercializadora, passarão a compor um bloco de acionistas da Comerc, detentores de 50% de seu capital social, dos quais a Vibra deterá 48,7% e os sócios fundadores da Vibra Comercializadora 1,3%. Nos termos divulgados pela Companhia no Fato Relevante de 8 de outubro de 2021, a aquisição dessa participação na Comerc não dependerá da apreciação da Assembleia Geral da Companhia, nos termos do art. 256 da Lei das S.A. As condições estipuladas para a conversão das debêntures e o exercício das opções de compra foram cumpridas, incluindo a obtenção da aprovação da Operação de forma irrestrita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, em 20 de janeiro de 2022, bem como a realização, em 24 de fevereiro de 2022, de assembleia geral de acionistas da Comerc aprovando a dispensa da eventual obrigação de realização de oferta pública para aquisição de ações em razão da Operação. Foram também finalizadas com êxito as diligências técnica, ambiental, financeira, tributária, legal e trabalhista, que proporcionaram segurança e transparência à operação. Como consequência desses procedimentos, a Companhia enviou, em 25 de fevereiro de 2022, notificação, à Comerc, manifestando formalmente sua intenção de converter as debêntures e exercer as opções de compra.

A nova estrutura societária da Comerc terá uma governança alinhada entre todos os acionistas e contemplando um conjunto de regras e procedimentos de governança corporativa que garantem equidade, transparência e boas práticas de gestão e preparam a empresa para uma nova fase de crescimento, mantendo seu compromisso com tecnologia, inovação e provimento das melhores soluções em energia para seus atuais clientes, para os clientes da Vibra e para a sociedade em geral. Cumpre destacar, ainda, que após a celebração da Operação inicial, em 08 de outubro de 2021, as partes avançaram no seu acordo de acionistas e na outorga de opções de compra e venda, por meio das quais a Companhia poderá, a partir de 2026, vir a adquirir até a totalidade das ações de emissão da Comerc, pelo preço a ser determinado à época com base em avaliações independentes de seu equity value. Essa iniciativa é positiva para a Vibra, pois permitirá a aquisição do controle da Comerc pela Companhia, quando do eventual exercício das opções, reforçando seu posicionamento em um mercado relevante para o futuro da Companhia, no ambiente de transição energética e crescimento do mercado livre. A aquisição do controle da Comerc, em decorrência do eventual exercício dessas opções, estará sujeita às devidas aprovações societárias, regulatórias nos termos da regulação vigente, inclusive eventual aprovação pela Assembleia caso necessário. Cabe ainda destacar, a construção de um importante modelo de integração entre as Companhias objetivando a incorporação dos benefícios da sinergia entre as empresas, complementados pelo potencial já demonstrado pela Vibra Comercializadora. A Vibra reafirma o compromisso de manter seus acionistas e o mercado em geral informados sobre os desdobramentos relevantes dos assuntos aqui tratados e que vai conduzir uma agenda de reuniões para a discussão de sua estratégia de crescimento e da transação com a Comerc.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/GFYzqsYpm1h8erVdgL0qVR

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A