Petrobras: TJ do Rio dá provimento a recurso da Paragon 

31 de março de 2022 Por Redação

 

 

Atualizado às 9h35 com informações da aprovação do termo de encerramento de pendências com a Novonor

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta quinta, 31, que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu, por maioria de votos, dar provimento ao recurso da empresa Paragon Offshore Nederland B.V., ex-fornecedora de sondas de prospecção de petróleo e gás. 

O valor estimado da ação é de R$ 1,9 bilhão dos quais R$ 59 milhões encontram-se provisionados e o valor remanescente está classificado com expectativa de “perda possível”. 

“A Petrobras apresentará os devidos recursos contra a referida decisão e informa que não houve alteração na expectativa de perda”, explicou a estatal em um comunicado ao mercado. 

Petrobras aprova termo de encerramento de pendências com a Novonor

A Petrobras informou também nesta quinta-feira, 31, que seu Conselho de Administração aprovou a celebração de Termo de Encerramento de Pendências (TEP) entre, de um lado, a Petrobras e uma de suas afiliadas (em conjunto, Petrobras) e, de outro lado, Novonor (antiga Odebrecht ) e algumas de suas afiliadas (em conjunto, Novonor/Odebrecht), com a finalidade de encerrar, em definitivo, quatro contenciosos contratuais, mediante o pagamento de valores pela Novonor/Odebrecht à Petrobras. 

Três desses litígios estavam em discussão em procedimentos arbitrais. 

O TEP também visa a regular os efeitos para a Petrobras e Novonor/Odebrecht decorrentes do Acordo de Leniência celebrado, em 2018, por sociedades do Grupo Novonor/Odebrecht com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União. 

A Petrobras informou que prosseguirá com as ações de improbidade administrativa contra sociedades do Grupo Novonor/Odebrecht, em busca do ressarcimento integral dos prejuízos identificados por conta dos atos ilícitos revelados pela Operação Lava Jato, mas, “em prestígio aos Acordos de Leniência, enquanto estiverem vigentes, não buscará medidas sancionatórias ou cautelares, dentre outras, contra essas sociedades”, explicou em um comunicado. 

O TEP também prevê que sua celebração não exime as sociedades do Grupo Novonor/Odebrecht de se submeterem ao processo de avaliação dos requisitos para figurar no cadastro de fornecedores ou participar de procedimentos competitivos de contratação da Petrobras, inclusive de integridade, conforme as normas aplicáveis, de forma tempestiva, em respeito aos postulados da isonomia e da impessoalidade. 

A Petrobras também recomendou que sua afiliada Petrobras Netherlands BV (PNBV) celebre acordo com o estaleiro Enseada Indústria Naval S.A., uma sociedade do Grupo Novonor/Odebrecht, para resolver litígio entre as referidas sociedades.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/JQZbmaiIQvw3etWp42uaVE

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A