Economista Adriano Pires é indicado para presidir a Petrobras 

28 de março de 2022 Por Redação

Economista Adriano Pires

 

 

Publicado às 19h56

 

O Ministério de Minas e Energia informou em uma nota na noite desta segunda-feira, 28, que vai indicar Adriano Pires para a presidência da Petrobras (PETR3, PETR4). Adriano é economista e fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

A mudança precisa ser confirmada pela assembleia geral dos acionistas da estatal, marcada para 13 de abril.

Os acionistas reunidos em assembleia também vão deliberar o nome de Roberto Landim para presidir o conselho de administração da petroleira estatal. 

Presidente do Flamengo, Landim foi indicado no começo deste mês mas não assumiu a posição porque aguarda a aprovação da assembleia.

Silva e Luna foi o segundo presidente da Petrobras do governo de Jair Bolsonaro. Ele assumiu ano passado em substituição a Roberto Castello Branco.

Quem é Adriano José Pires Rodrigues

Adriano José Pires Rodrigues é graduado em Economia, Doutorado em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII, Mestrado em Planejamento Energético. É Diretor-Fundador do Centro Brasileiro de InfraEstrutura – CBIE, coordenando projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural. Foi Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, exercendo as funções de pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais – UNESCO, CEE, BIRD -, Agência Nacional de Energia Elétrica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Unicamp. Atuou como Assessor do Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, além de ter exercido os cargos de Superintendente de Abastecimento, de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural.

Leia abaixo a nota do Ministério de Minas e Energia

“O Ministério de Minas e Energia participa que consolidou a relação de indicados do Acionista Controlador para compor o Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, a ter efeito a partir da confirmação pela Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá em 13 de abril de 2022.

A relação apresenta o Sr. Rodolfo Landim para o exercício da Presidência do Conselho de Administração e o Sr. Adriano Pires para o exercício da Presidência da Empresa.

O Governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Empresa”.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/JQZbmaiIQvw3etWp42uaVE

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A