Vibra e Prisma celebram acordo de Investimentos para constituição de FII

7 de fevereiro de 2022 Por Redação

 

Publicado às 9h09

 

A Vibra Energia (VBBR3), antiga BR Distribuidora, celebrou com a Prisma Capital um acordo de investimentos e um contrato de consultoria vinculantes, que têm como finalidade guiar a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII).

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 7, por meio de um fato relevante.

O FII receberá o aporte de imóveis da Vibra, todos eles postos com a bandeira Petrobras. 

“A assinatura destes documentos representa uma importante etapa no processo de desmobilização e otimização de sua carteira de imóveis, com o objetivo de maximizar a geração de valor para a companhia bem como seguir melhorando seus indicadores ESG”, explicou a Vibra, destacando que se trata de uma operação inovadora no mercado brasileiro, com capilaridade nacional, englobando o aporte e a gestão profissional de uma carteira de até 238 imóveis. 

A operação prevê a monetização dos imóveis em três etapas. Primeiramente, haverá o aporte dos imóveis no fundo pela companhia, com a posterior aquisição pela Prisma Capital de 15% das cotas, com esta assumindo a gestão operacional da carteira do fundo. 

Adicionalmente, a operação prevê a possibilidade de monetização imediata de parte dos imóveis, antes mesmo do aporte dos mesmos no fundo, através da venda direta aos atuais operadores dos postos. 

Em ambos os casos, a operação estipula salvaguardas contratuais para que os postos se mantenham com a bandeira da companhia e o prazo final para aporte desses imóveis no Fundo vai até dezembro de 2023. 

Por fim, a partir de janeiro de 2024 o fundo poderá ser listado no mercado e oferecido a investidores e público em geral através de uma oferta pública, havendo assim a monetização integral ou parcial do fundo, observadas as janelas oportunas de mercado. 

O valuation de entrada implícito na transação avalia a totalidade dos imóveis em R$ 643,6 milhões. 

“Entendemos que a combinação de uma gestão ágil e dedicada de uma gestora profissional, como a Prisma Capital, com a envergadura e força comercial da Vibra, deverá propiciar ganhos e sinergias importantes para a companhia e seus parceiros comerciais, que deverão se traduzir ainda em upsides adicionais quando da listagem do fundo”, afirmou a Vibra.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/JL0Vji2BfdVGX94da5jisN

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A