- Finance News - https://financenews.com.br -

Rápidas: Vale, Itaúsa, BB, Eletrobras, Eneva, Petrobras, PetroRio

 

Publicado às 10h21

 

Vale

As ações da Vale (VALE3) têm queda com os contratos futuros do minério na China fechando em forte baixa.

Impacta a commodity a notícia de que a Administração Estatal de Regulação do Mercado na China emitiu um novo alerta para que não sejam divulgadas informações falsas com o objetivo de aumentar os preços. 

O alerta também é para evitar que empresas do setor influenciem no comportamento dos preços contendo ou acumulando estoques.

Itaúsa

Para o time de analistas do Credit Suisse, a Itaúsa (ITSA4) registrou lucro líquido no quarto trimestre 71% acima do consenso, principalmente devido ao impacto da venda de 1,39% da XP em dezembro.

A Itaúsa anunciou na véspera que vai pagar no dia 11/03 o JCP anunciado em novembro e dezembro (veja aqui mais detalhes) [1].

Banco do Brasil

O Credit Suisse também avalia como positivos os resultados do Banco do Brasil (BBAS3). Seus analistas destacam o ambiente de receita líquida de juros (NII, na sigla em inglês) forte e qualidade de ativos controlada, bem como o controle de custos. 

O banco suíço tem classificação “outperform” para a ação BBAS3 com preço-alvo de R$ 45. 

O BB também anunciou na véspera o pagamento de JCP e de dividendo (leia mais aqui).  [2]

Às 10h20 as ações subiam 5,6%.

Petrobras

A Petrobras (PETR4, PETR3) informou que formou-se a maioria de votos favoráveis à empresa no julgamento em que se discute metodologia de apuração do complemento de Remuneração Mínima Por Nível e Regime (RMNR) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Até o dia 14 foram apresentados três votos a favor da companhia, restando um voto para concluir o julgamento. 

O entendimento prevalecente é no sentido de reconhecer a validade do acordo coletivo de trabalho livremente firmado entre a Petrobras e os sindicatos.

Os papéis têm queda com o preço do petróleo Brent em desvalorização nesta terça-feira.

PetroRio

Com relação à PetroRio (PRIO3), a queda do preço do petróleo também leva os papéis ao negativo. O mercado repercute ainda a notícia de que a IBV iniciou uma arbitragem contra a PetroRio [3].

Eletrobras

O processo que trata da privatização da Eletrobras (ELET3, ELET6) será apreciado em sessão extraordinária do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta terça-feira, às 16h. 

O processo foi apreciado preliminarmente na sessão de 15 de dezembro do ano passado. 

Na ocasião, houve pedido de vista do ministro Vital do Rêgo. 

Segundo a imprensa, o Palácio do Planalto entrou na operação política para tentar evitar que o TCU paralise o processo de privatização.

Eneva

A Eneva (ENEV3) informou que a Usina Termelétrica Jaguatirica II (UTE Jaguatirica II), no estado de Roraima, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial da primeira unidade geradora, com capacidade instalada de 48,653 MW. 

Com capacidade instalada total de 140,834 MW, a UTE Jaguatirica II, é movida a gás natural extraído do campo de Azulão, no estado do Amazonas. 

Ibovespa

Às 10h20 o Ibovespa tinha leve alta de 0,4% (114.350 pontos) sob pressão negativa da Vale e da Petrobras, mas com o impacto positivo das ações dos bancos, como Banco do Brasil.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/BiPCWc000T0D8xSll7SrIM [4]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [5]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [6]