Rápidas: Vale, Itaúsa, BB, Eletrobras, Eneva, Petrobras, PetroRio

15 de fevereiro de 2022 Por Redação

 

Publicado às 10h21

 

Vale

As ações da Vale (VALE3) têm queda com os contratos futuros do minério na China fechando em forte baixa.

Impacta a commodity a notícia de que a Administração Estatal de Regulação do Mercado na China emitiu um novo alerta para que não sejam divulgadas informações falsas com o objetivo de aumentar os preços. 

O alerta também é para evitar que empresas do setor influenciem no comportamento dos preços contendo ou acumulando estoques.

Itaúsa

Para o time de analistas do Credit Suisse, a Itaúsa (ITSA4) registrou lucro líquido no quarto trimestre 71% acima do consenso, principalmente devido ao impacto da venda de 1,39% da XP em dezembro.

A Itaúsa anunciou na véspera que vai pagar no dia 11/03 o JCP anunciado em novembro e dezembro (veja aqui mais detalhes).

Banco do Brasil

O Credit Suisse também avalia como positivos os resultados do Banco do Brasil (BBAS3). Seus analistas destacam o ambiente de receita líquida de juros (NII, na sigla em inglês) forte e qualidade de ativos controlada, bem como o controle de custos. 

O banco suíço tem classificação “outperform” para a ação BBAS3 com preço-alvo de R$ 45. 

O BB também anunciou na véspera o pagamento de JCP e de dividendo (leia mais aqui). 

Às 10h20 as ações subiam 5,6%.

Petrobras

A Petrobras (PETR4, PETR3) informou que formou-se a maioria de votos favoráveis à empresa no julgamento em que se discute metodologia de apuração do complemento de Remuneração Mínima Por Nível e Regime (RMNR) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Até o dia 14 foram apresentados três votos a favor da companhia, restando um voto para concluir o julgamento. 

O entendimento prevalecente é no sentido de reconhecer a validade do acordo coletivo de trabalho livremente firmado entre a Petrobras e os sindicatos.

Os papéis têm queda com o preço do petróleo Brent em desvalorização nesta terça-feira.

PetroRio

Com relação à PetroRio (PRIO3), a queda do preço do petróleo também leva os papéis ao negativo. O mercado repercute ainda a notícia de que a IBV iniciou uma arbitragem contra a PetroRio.

Eletrobras

O processo que trata da privatização da Eletrobras (ELET3, ELET6) será apreciado em sessão extraordinária do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta terça-feira, às 16h. 

O processo foi apreciado preliminarmente na sessão de 15 de dezembro do ano passado. 

Na ocasião, houve pedido de vista do ministro Vital do Rêgo. 

Segundo a imprensa, o Palácio do Planalto entrou na operação política para tentar evitar que o TCU paralise o processo de privatização.

Eneva

A Eneva (ENEV3) informou que a Usina Termelétrica Jaguatirica II (UTE Jaguatirica II), no estado de Roraima, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial da primeira unidade geradora, com capacidade instalada de 48,653 MW. 

Com capacidade instalada total de 140,834 MW, a UTE Jaguatirica II, é movida a gás natural extraído do campo de Azulão, no estado do Amazonas. 

Ibovespa

Às 10h20 o Ibovespa tinha leve alta de 0,4% (114.350 pontos) sob pressão negativa da Vale e da Petrobras, mas com o impacto positivo das ações dos bancos, como Banco do Brasil.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/BiPCWc000T0D8xSll7SrIM

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A