Feriado na B3, PIB do Brasil, guerra na Ucrânia e outros eventos no radar do mercado 

27 de fevereiro de 2022 Por Redação

 

Publicado às 21h33

 

Guerra no radar

O principal evento no radar de analistas e investidores nesta semana é a guerra na Ucrânia. Os grandes players do mercado tentam mensurar o impacto do conflito na economia global. 

As ameaças da Rússia aumentaram e países da Europa endureceram as sanções.

A União Europeia anunciou que vai comprar e entregar armamentos para a Ucrânia.

Às 21h30 deste domingo os futuros de ações americanos tinham queda. O Dow Jones futuro caía -1,5%, o S&P 500 -2,2% e Nasdaq -2,44%.

O preço do barril de petróleo Brent saltava +5% a 99 dólares.  

Rússia fora do Swift

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que Estados Unidos, Europa e Canadá se comprometeram a banir a Rússia do Swift, sistema que permite a transferência rápida de dinheiro entre os países.

A medida deve atingir 70% do sistema bancário e empresas estatais russas. O Swift conecta mais de 11 mil instituições financeiras em 200 países.

Além disso, Josep Borrell, chefe da diplomacia europeia, afirmou que metade das reservas do Banco Central russo será congelada.

Escalada preocupante na guerra Ucrânia 

Enquanto a Ucrânia aceitou negociar com a Rússia, outro fato ganhou destaque nas manchetes neste domingo. O presidente russo Vladimir Putin determinou ao ministro da Defesa que as forças de dissuasão do país estejam de prontidão, uma referência às unidades militares com armas nucleares.

Isso marcaria uma escalada preocupante do conflito.

A ordem de Putin de colocar as forças de dissuasão nuclear em um “regime especial de dever de combate” ocorre após ele considerar agressivas as declarações de representantes dos países que fazem parte da Otan, a aliança militar do Ocidente.

É a primeira vez que esse tipo de alerta ocorre no conflito entre Rússia e Ucrânia, embora ainda não esteja claro que tipo de mobilização específica a ordem de Putin implica, já que países como Rússia e Estados Unidos mantêm unidades de suas forças nucleares estratégicas sempre em alerta.

Bolsa brasileira fechada nesta segunda e na terça

As atividades de negociação, registro, compensação, liquidação e depósito centralizado, em todos os segmentos estarão suspensas na B3 nesta segunda-feira, 28, e na terça-feira, 1° de março.

Só na quarta-feira, 2 de março, a B3 volta a operar. Nesse dia a Bolsa terá horário especial de negociação, com início às 13 horas.

PIB do Brasil

Na sexta-feira, 4, às 9h será divulgado o Produto Interno Bruto do Brasil no quarto trimestre de 2021. Também será apresentado o PIB acumulado de 2021.

Emprego nos EUA

Também na sexta, às 10h30, serão divulgados dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos. Os dados do chamado Payroll podem sinalizar os próximos passos do Banco Central americano com relação aos juros americanos. Esses dados podem mexer com ativos de risco como ações.

Balanços do 4T21

A temporada de resultados continua. Na quinta-feira, 3, a AES Brasil divulga seu balanço do quarto trimestre de 2021. Na sexta-feira, 4, será apresentado o balanço de Ferbasa.

Notícias corporativas

(clique nos links abaixo para ler os detalhes)

Banco do Brasil anuncia Juros Sobre o Capital no valor de R$ 0,21 por ação

B3 atende, em caráter extraordinário, pedido da Oi envolvendo regra de ‘penny stock’

Taesa revisa projeções de Capex nominal de empreendimentos em construção 

Vale assina termo de compromisso firmando prazo para eliminar suas barragens a montante

BB Elo, subsidiária do Banco do Brasil, conclui venda de participação no Banco Digio

Fitch reafirma rating nacional de longo prazo da Engie; perspectiva ‘estável’

Braskem: acionistas rejeitam conversão de ações PNB em PNA

Banco Pan: B3 defere pedido apresentado 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/GFYzqsYpm1h8erVdgL0qVR

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A