Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

16 de janeiro de 2022 Por Redação

 

 

Atualizado às 23h35 com PIB da China

 

PIB da China

O Produto Interno Bruto da China no quarto trimestre aumentou 4% em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado no fim da noite de domingo pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China. Analistas consultados pela Refinitiv esperavam que a China reportasse um crescimento de 3,6% no quarto trimestre. A economia da China cresceu 8,1% em 2021.

As vendas no varejo vieram bem abaixo das expectativas de analistas, crescendo 1,7% em dezembro em relação ao ano anterior. Analistas consultados pela Refinitiv previam um aumento de 3,7%.

A produção industrial na China cresceu 4,3% em dezembro e superou a estimativa dos analistas consultados pela Refinitiv, que projetavam alta de 3,6%.

Feriado nos EUA

Nesta segunda-feira, 17, Dia de Martin Luther King Jr., é feriado nos EUA. As Bolsas por lá não abrem, o que pode reduzir a liquidez em mercados emergentes como o Brasil.

Prévia do PIB no Brasil

Nesta segunda-feira às 9h no Brasil será divulgado pelo Banco Central o IBC-Br do mês de novembro. Esse indicador é conhecido como a prévia do PIB. 

Ômicron e a inflação 

A escalada da variante ômicron e seus riscos para a economia continuam no radar de analistas e investidores. O aumento de casos pode afetar as cadeias de produção global, resultando em mais inflação em um momento em que a alta de preços preocupa governos e bancos centrais.

Cenário fiscal no Brasil 

No Brasil o cenário político e fiscal é destaque com uma possível paralisação dos servidores federais na terça-feira,18. Os funcionários públicos de várias categorias defendem reajustes salariais após o Planalto sinalizar que pretende usar uma reserva de quase R$ 2 bilhões no Orçamento para reajustar apenas os salários de policiais federais e do Departamento Penitenciário.

Resultados corporativos EUA

Nos Estados Unidos, destaque para a agenda de resultados corporativos do quarto trimestre. Divulgam balanços gigantes como o Goldman Sachs no dia 18 e o Bank of America, no dia 19. A American Airlines e o Netflix apresentam seus resultados dia 20.

Agenda corporativa Brasil

A BRF (BRFS3) realiza sua Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda-feira, 17, para propor um aumento de capital por meio de oferta primária de até 325 milhões de novas ações. 

Outro assunto corporativo no radar de analistas e investidores envolve a Eletrobras (ELET3, ELET6).

Na quarta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá retomar a discussão sobre o processo de capitalização da estatal. 

Em dezembro, o TCU decidiu acatar o pedido de vistas do ministro Vital do Rêgo sobre o processo de privatização da Eletrobras. Por isso, a análise do caso ficou para este ano. 

Apesar do pedido de vistas, o Tribunal determinou a inclusão, no acórdão, de uma autorização para que o governo federal possa prosseguir com as próximas etapas do processo.

Notícias corporativas

(clique nos links abaixo para ler os detalhes das notícias)

Usiminas retoma de forma gradual operações da MUSA 

Braskem: controladores protocolam pedido de oferta secundária de ações

Copel esclarece à CVM notícia do jornal O Estado de São Paulo

Plano&Plano: no 4T21 vendas somaram R$ 304,5 milhões, alta de 7,1%

Energias do Brasil informa sobre alteração do valor por ação do JCP

Eztec reporta alta nas vendas no 4T21  

Vale paga juros e principal das debêntures da 8ª emissão 

Wiz conclui operação com a LG Informática para a constituição da Bentech

Ser Educacional conclui aquisição da Fael

Estudo gráfico de ações

Assista ao estudo do Ibovespa, Petr4, Prio3, Vale3, Cmin3, Bbdc4, Bbas3, Mglu3 e de outras ações (veja aqui)

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/CdnKkvmMKhY4B9xeJukh4W

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A