Eletrobras: CNPE aprova novo valor do benefício econômico dos novos contratos de concessão 

21 de dezembro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 21h36

 

A Eletrobras (ELET3, ELET6) divulgou na noite desta terça, 21, que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia informando que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o novo valor do benefício econômico dos novos contratos de concessão da estatal. 

 O CNPE definiu em R$ 67 bilhões o valor adicionado pelos novos contratos de concessão de geração de energia elétrica para 22 usinas hidrelétricas da Eletrobras. 

Do total, R$ 25,3 bilhões serão pagos pela Eletrobras à União pelas outorgas das usinas hidrelétricas que sairão do atual regime de cotas, que só remunera operação e manutenção, para o de produção independente de energia, e também pelos novos contratos de concessão das usinas de Tucuruí, Mascarenhas, Sobradinho e Itumbiara. 

“Assim, os consumidores ficarão menos expostos aos fatores hidrológicos que afetam o sistema elétrico”, explicou o comunicado da Eletrobras.

Os valores aprovados podem sofrer alterações, tendo em vista que ainda não houve manifestação por parte do Tribunal de Contas da União.