- Finance News - https://financenews.com.br -

Saiba por que cuidar bem do seu dinheiro pode melhorar sua saúde

 

 

 

Ter uma vida financeira saudável é tão importante quanto ter boa saúde física e mental. E isso não deveria ser novidade para ninguém. Afinal, em tempos de crise, grande parte da população se vê envolvida em momentos de estresse, angústia e medo, potencializados pela falta de emprego e de dinheiro.

Além disso, com a vida financeira desorganizada, as dívidas e os boletos se acumulam, os juros atormentam e é difícil enxergar uma saída a curto prazo para a solução dos problemas e a realização dos sonhos.

Com isso, as pessoas acabam recorrendo a horas de trabalho exaustivas e, muitas vezes, muito mal remuneradas, ou a empréstimos que apenas pioram o cenário. O resultado não poderia ser outro: problemas de saúde física, mental e uma piora devastadora na qualidade de vida.

De acordo com os especialistas, a saída para evitar isso é aprender como cuidar do dinheiro [1]. Ou seja, administrar o orçamento pessoal é muito menos sobre o quanto você ganha e muito mais sobre como você gasta o que tem.

E o fato é que quando você consegue organizar o seu orçamento, monitorar os gastos e investir no que de fato é necessário, fica mais difícil cair em ciladas e se endividar e mais fácil se livrar das preocupações.

É o que provam os dados coletados pelo portal Saudável e Forte [2], que apontam que pessoas que colocaram as finanças em dia conquistaram uma rotina mais leve, tranquila e saudável.

Mas os benefícios de se ter uma vida financeira estável vão além. Confira a seguir:

Permite planejar o futuro: Ao controlar o seu orçamento – o que pode ser feito com anotações de tudo o que você gasta, por exemplo – e fazer alguns sacrifícios é possível economizar e até planejar o futuro, com o objetivo de realizar sonhos e fazer bons investimentos.

Melhora a qualidade de vida: Com a vida financeira estável, sem dívidas, você terá mais tempo para investir no que te faz feliz, seja um hobbie seja passar momentos de lazer com amigos e família ao invés de ter que trabalhar ainda mais.

Reduz o estresse e a ansiedade: Nada mais desesperador do que não ter dinheiro para pagar as contas e manter a casa. Pior ainda quando é preciso pagar juros de empréstimos e do cartão de crédito. Por isso, o ideal é, sempre que possível, juntar dinheiro para pagar à vista. Assim, o estresse e a ansiedade não têm vez.

Evita problemas de saúde: Estresse e ansiedade podem virar doença [3] mental e física. Sendo assim, ao planejar bem o seu orçamento até mesmo a sua saúde ficará protegida.

Traz mais felicidade: Por fim, com as contas em dia, é possível sanar as necessidades básicas de alimentação, moradia, segurança e saúde. E o reflexo imediato disso é o sentimento de segurança, de paz e de felicidade.