- Finance News - https://financenews.com.br -

Safra: oferta da KKR na Itália impulsiona TIM Brasil

 

Publicado às 15h04

 

O Safra divulgou um relatório em seu site [1] onde analisa a oferta da KKR pela Telecom Italia.

O conselho de administração da Telecom Italia reconheceu a intenção da firma de capital privado KKR de lançar uma possível oferta pública, no valor de 10,7 bilhões de euros (12 bilhões de dólares), pelo total de ações da Telecom Italia.

A KKR pretende obter a aprovação dos diretores da TIM em uma oferta amigável, condicionada a uma diligência de quatro semanas, além da liberação do governo italiano.

“Apesar de ainda ser cedo para dizer que a oferta terá sucesso, acreditamos que ela deva impulsionar o preço das ações da TIM Brasil (TIMS3) no curto prazo, pois entendemos que a venda do controle acarreta o tag along de 100%”, escreve o time de analistas do Safra.

O “tag along” é um mecanismo para dar mais garantia aos acionistas minoritários, nos casos de mudança no controle da companhia. Se uma empresa garantir um tag along de 100%, significa que o acionista receberá 100% do valor por ação recebido pelo controlador, no caso de venda da companhia.

De acordo com a equipe da instituição financeira, no momento, o preço de tag along para a operação brasileira ainda não está claro. 

“Em um cenário de sucesso na oferta, a nosso ver, a KKR deveria fazer uma avaliação separada para mostrar o preço pago pela unidade brasileira isoladamente, que seria a base do preço de tag along”, destacam os analistas.

A KKR deve condicionar sua oferta à aceitação de pelo menos 51% das duas classes de ações da Telecom Itália. O preço da oferta representa cerca de 44% de ágio sobre o último preço de fechamento da ação. 

“A nosso ver, o avanço da oferta deve depender principalmente da aprovação do governo italiano e da Vivendi, principal acionista da Telecom Itália, com 24% de participação”, avalia o Safra, salientando que há o risco de a operação da TIM Brasil ser subvalorizada em comparação com os outros ativos da Telecom Italia, o que poderia reduzir o prêmio potencial no preço do tag along.

“Mesmo assim, acreditamos que é bastante improvável que não haja nenhum prêmio sobre o preço atual das ações da TIM Brasil (TIMS3), considerando sua baixa avaliação (de acordo com nossos números, está sendo negociada a apenas 4,0x EV/EBITDA estimado para 2022)”, explica o time de analistas.

De acordo com o modelo do Safra, o valor justo das ações da TIM Brasil (TIMS3) é de R$ 18 para o final de 2022, sem incluir as sinergias da potencial consolidação do mercado móvel brasileiro, que deve desbloquear ainda mais valor, levando o preço-alvo para R$ 21.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK [2]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [3]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [4]