JBS ingressa no mercado de proteína cultivada com investimento de US$100 milhões 

17 de novembro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 19h56

 

A JBS (JBSS3) informou na noite desta quarta-feira, 17, que ingressou no mercado de proteína cultivada com investimento de US$100 milhões. 

Em um comunicado ao mercado, a companhia divulgou que sua controlada JBS Global Luxembourg celebrou um acordo para aquisição do controle da sociedade espanhola BioTech Foods. 

A operação marca o ingresso da companhia no mercado de proteína cultivada, que consiste na produção de alimentos a partir de células animais, e inclui o investimento de US$ 41 milhões na construção de uma nova unidade fabril na Espanha para dar escala à produção. 

A JBS também anunciou a implantação do primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Biotecnologia de Alimentos e de Proteína Cultivada no Brasil. 

A BioTech Foods é uma das líderes no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de proteína cultivada. 

Fundada em 2017, a companhia opera uma planta-piloto na cidade espanhola de San Sebastián e tem a expectativa de alcançar a produção comercial em meados de 2024 quando a proteína cultivada chegará aos consumidores na forma de diversos alimentos preparados, como hambúrgueres, embutidos, almôndegas, entre outros, com a mesma qualidade, segurança, sabor e textura provenientes da proteína tradicional. 

Segundo a JBS, a tecnologia tem potencial não apenas para a produção de proteína bovina, mas também para a de frangos, suínos e pescados. 

Pelos termos da operação, a JBS se tornará a acionista majoritária da BioTech Foods. A consumação desta transação está sujeita à confirmação da autoridade de investimento estrangeiro na Espanha, dentre outras condições usuais a este tipo de operação. 

Com o investimento no Centro de Pesquisa em Proteína Cultivada no Brasil, previsto para ser inaugurado em 2022, a JBS pretende desenvolver novas técnicas que acelerem os ganhos de escala e reduzam os custos de produção da proteína cultivada, antecipando sua comercialização no mercado. 

No total, a JBS destinará US$100 milhões às duas iniciativas, que estão em linha com a estratégia da companhia de ampliar a sua plataforma de novas formas de produção de proteína, como reflexo das novas tendências de consumo e do crescimento populacional esperado nas próximas décadas.

 

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