- Finance News - https://financenews.com.br -

Dividendo de FII ou de ações: qual o melhor?

 

 

Publicado às 15h

 

Muita gente tem dúvida sobre qual investimento paga mais dividendo: ações ou Fundo de Investimento Imobiliário. Sobre o assunto, o Finance News conversou com a analista-chefe e coordenadora do departamento de Research do Banco Inter, Rafaela Vitoria.

A entrevista a seguir foi concedida à jornalista Clara Almeida.

 

 

Finance News: Rafaela, o que é melhor: dividendo de ações ou de Fundos de Investimento Imobiliário?

Rafaela Vitoria: o dividendo de fundo imobiliário é maior que o dividendo de ação. O fato das empresas serem obrigadas a distribuir 95%, as empresas não, os fundos, comparado às empresas que são obrigadas a distribuir 25% e só uma vez por ano, faz com que o dividendo seja maior nos fundos imobiliários. Então, para quem quer essa renda, o dividendo de fundo imobiliário tende a ser maior que o de empresas. Por outro lado, o potencial de valorização de algumas empresas é maior que o de um fundo imobiliário. Empresas de crescimento, que têm capacidade de expandir mais rapidamente, você pode ver uma valorização em um prazo mais longo com potencial maior. O investidor tem que  sempre comparar não só o dividendo, mas o potencial de crescimento das ações.

Finance News: E como a gente consegue saber que um determinado fundo imobiliário pode ser considerado um bom pagador de dividendo?

Rafaela Vitoria: Olhando o histórico. A gente olha o histórico para ter uma ideia de como foi o pagamento. Principalmente, em fundos imobiliários, eu gosto de olhar um histórico mais longo porque eventualmente podem ter alguns pagamentos extraordinários. Lembrando que um fundo imobiliário também pode ter ganho de capital. Alguns fundos imobiliários reciclam o seu portfólio, então ele vende um imóvel para comprar outro. Eventualmente, nesta venda, ele tem um ganho de capital e esse ganho é obrigado a ser distribuído. Ele acontece uma vez só, então, eventualmente, a gente pode ter um dividendo excepcional em um mês. Por isso, cuidado para não olhar só o dividendo do mês passado.

Você pode estar olhando um super dividendo que foi acrescido desse ganho. Eu gosto de olhar o dividendo em prazos mais longos. Essa é uma dica. E a outra dica é abrir o relatório do fundo para entender como é a composição daquele dividendo. Como estão os aluguéis recorrentes, quantos lugares estão vencendo, se existe algum risco daquele dividendo cair nos próximos meses por conta de algum vencimento ou de alguma vacância que já está até anunciada, mas que a gente ainda não viu na cota. Eu gosto de ver o relatório, também, para entender o futuro.

Finance News: Agora explica para gente se é possível conciliar um fundo de investimento imobiliário que é bom pagador de dividendos e, ao mesmo tempo, tem valorização da cota?  Como selecionar um?

Rafaela Vitoria: Sim, existe. O que eu gosto na nossa carteira recomendada é ter sempre as duas opções. Um fundo, por exemplo, hoje um fundo de logística tem pouco potencial de valorização da cota e mais um dividendo recorrente constante com boa previsibilidade. Por outro lado, os fundos de shoppings estão bem descontados. Então acho que o ideal deve ser combinar diferentes fundos para ter um pouco dessas duas estratégias. Para ganho de capital, hoje, um bom parâmetro para o investidor analisar é comparar o valor da cota negociado no mercado com o valor patrimonial daqueles imóveis, para ver o tamanho desse desconto.

Mas eu também olharia, nesse desconto, como está a vacância dentro do fundo. Se é um fundo de imóveis de qualidade ruim, essa vacância pode durar um bom tempo e esse potencial de valorização pode não acontecer. Mas tem fundos hoje com uma vacância já baixa, e simplesmente estão negociando abaixo do valor patrimonial porque o mercado está com um pouco de aversão a risco. Hoje tem muita oportunidade. Só de olhar o valor patrimonial sobre valor de mercado, a gente encontra algumas boas oportunidades de aplicação em fundos imobiliários que vão dar esse retorno via ganho de capital.

E lembrando que o ganho de capital no fundo imobiliário é tributado em 20%. Se você comprar uma cota de fundo hoje a 80 e daqui a dois meses ela estiver valendo 100 e você vender, existe uma tributação de 20% sobre esse ganho capital. Sobre o dividendo não.

Finance News: Para finalizarmos, você avalia que esse seria um momento de segurar um pouco e não sair se desfazendo das cotas?

Rafaela Vitoria: Com certeza. É um momento que caiu muito, que os fundos estão negociando muito abaixo do seu valor. Eu diria que eles estão baratos. Para quem não tem, é um bom momento para entrar. Para quem tem, eu acho que não é hora de sair. Vale sempre a dica de que diversificação é fundamental nesse período de volatilidade. Não é para ter tudo em fundo imobiliário, mas ter uma parcela dos seus investimentos em fundos imobiliários é bastante recomendável. Principalmente para quem tem ações e renda fixa, (FIIs) compõem bastante o portfólio, diminuem o risco da carteira como um todo e agrega retorno via dividendo. Dedicar uma parcela dos seus investimentos para fundos imobiliários eu acho uma excelente estratégia.

 

Entenda:  

FII

Fundo de investimento imobiliário ou FII é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários. Esse tipo de fundo permite acesso a empreendimentos de qualidade; renda recorrente e tem isenção de imposto de renda nos dividendos para pessoa física.

CRIs

CRI é a sigla para Certificado de Recebível Imobiliário. O CRI é o ativo base dos chamados fundos de papel. O CRI é um títulos de crédito que tem lastro em créditos imobiliários e constitui promessa de pagamento em dinheiro. Os FIIs de CRIs investem seu capital de forma predominante em títulos de dívida imobiliária.

Dividend Yield

Indicador utilizado como base para o retorno esperado do cotista em termos de dividendos.

Ifix

O Ifix é o índice da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, para os Fundos Imobiliários. Assim como o índice Bovespa (Ibovespa) mostra a performance média das ações mais negociadas, o IFIX mostra como os FIIs mais negociados se comportam em um dado período.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK [1]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [2]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [3]