CTNBio aprova eucalipto geneticamente modificado da Suzano

12 de novembro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 19h37

 

A Suzano (SUZB3) informou após o fechamento do mercado nesta sexta, 12, que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou em 11 de novembro, para uso comercial, o novo eucalipto geneticamente modificado (GM) da Suzano tolerante a herbicida. 

A nova tecnologia foi desenvolvida pela FuturaGene, subsidiária integral da companhia. 

O novo eucalipto confere a característica de tolerância ao herbicida glifosato, amplamente utilizado no setor florestal, há mais de 30 anos, durante as etapas iniciais de plantio do eucalipto. “A tecnologia permitirá um uso mais eficiente do produto nos plantios, reduzindo os custos de insumos e a pegada de carbono, bem como criando melhores condições para os trabalhadores do campo”, afirmou a Suzano.

Segundo a empresa, a expectativa é que a redução dos danos a árvores jovens por meio do eucalipto tolerante a herbicida melhore a produtividade no campo, em um momento no qual a demanda global por produtos renováveis, a exemplo da madeira, tem crescido de maneira significativa. 

“A tecnologia foi avaliada e aprovada pela CTNBio após realização de amplos testes e um processo de avaliação de risco por diversos anos, a fim de garantir que as plantas modificadas não apresentem nenhum risco à saúde humana e animal ou ao meio ambiente”, ressaltou a Suzano. 

Após a aprovação da CTNBio, o eucalipto modificado tolerante a herbicida será incorporado ao programa de melhoramento convencional da Suzano, ampliando a testagem de campo em regiões representativas da cultura do eucalipto, tal como é feito com clones convencionais, a fim de desenvolver materiais adaptados para futuro uso comercial. 

“Após testagem em larga escala, parceiros florestais da companhia, incluindo pequenos proprietários de terra, terão acesso livre de royalties à tecnologia, nos termos dos contratos atuais tal como ocorre com clones convencionais”, explicou a Suzano.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A