Camil vai construir termelétrica para gerar energia através da utilização de casca de arroz

30 de novembro de 2021 Por Redação

 

Publicado às 20h37

 

A Camil Alimentos (CAML3) concluiu em 18 de novembro de 2021 sua primeira emissão de debêntures com selo verde (R$150 milhões correspondentes à 1ª série) para investimento na construção de uma nova termelétrica, que possibilitará o aumento da capacidade da companhia de geração de energia renovável utilizada nas unidades industriais de grãos no Brasil. 

A informação foi divulgada pela empresa na noite desta terça, 30.

Com a nova termoelétrica, movida a biomassa, a Camil quer aproveitar a casca de arroz proveniente de uma de suas operações de beneficiamento para a geração de energia. 

A casca do arroz tem alto poder calorífico e regularidade térmica próprios para a produção de processos termelétricos, sendo uma alternativa mais sustentável frente a combustíveis fósseis. 

No Brasil, 95% da energia consumida pelas unidades industriais pela Camil provém de fontes renováveis, das quais 43% foram por meio de geração própria no último ano. 

A geração é realizada do volume de cascas oriundo do processo industrial como combustível em duas pequenas centrais termelétricas da companhia, localizadas nas cidades de Itaqui e Capão do Leão, ambas no Rio Grande do Sul. 

A empresa vem aumentando a geração própria nos últimos anos, registrando incremento anual de 7% de geração própria no exercício encerrado em fevereiro de 2021. 

Segundo a Camil, a nova unidade tem previsão de entrar em operação em 2023 e incrementará a capacidade de sua geração de energia através da utilização de casca de arroz. 

“Manter-se em dia com as melhores práticas de mercado por meio de soluções inovadoras para ampliar fontes de energia limpa e gerar maior eficiência energética na América Latina está entre os temas mais relevantes para a gestão ambiental da Camil”, destacou a companhia. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A