Azul diz que valor da empresa apresentado pela Latam é maior do que ‘acredita ser razoável’

29 de novembro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 0h01

 

A Azul (AZUL4) enviou um fato relevante ao mercado na noite deste domingo, 28, onde não afirma categoricamente que desistiu da proposta de combinação de negócios com a LATAM Airlines Group. No entanto, destaca que o valor da empresa em um plano apresentado pela LATAM é maior do que a Azul “acredita ser razoável”.

No sábado, 27, o presidente do grupo Latam, Roberto Alvo, afirmou que a companhia chegou a receber uma manifestação de interesse de compra da Azul em meio a seu processo de recuperação judicial, mas que a oferta foi considerada incompleta e não foi possível atuar sobre a proposta. 

No fato relevante deste domingo, a Azul ressalta: “conforme divulgado pela LATAM em documento público arquivado em 26 de novembro de 2021, a Azul esclarece que apresentou confidencialmente em 11 de novembro de 2021, juntamente com alguns credores da LATAM, uma proposta não-vinculante referente a uma combinação de negócios com a LATAM”. 

Segundo a Azul, a proposta inclui a prospecção de aproximadamente US$ 5 bilhões de financiamento em ações (Novo Capital) garantido por alguns membros do grupo ad hoc de credores da LATAM, composto por várias instituições financeiras. 

No fato relevante a Azul afirma ainda, que, de acordo com a proposta, a participação na empresa combinada seria compartilhada entre os atuais acionistas da Azul, os credores da LATAM que receberiam compensação em ações, e os participantes do Novo Capital. 

Ainda de acordo com o fato relevante, além disso, a Azul e os Credores Ad Hoc da Latam acordaram que a governança da empresa combinada seria composta por um grupo independente de conselheiros, garantindo o alinhamento entre os interesses dos acionistas da empresa combinada. 

“A Azul acredita que a proposta proporcionaria um crescimento significativo da malha aérea, com expansão no número de destinos e maior conveniência, produtos e serviços, beneficiando os clientes tanto da Azul como da LATAM. Esses benefícios gerariam sinergias estimadas em mais de US$ 4 bilhões em valor de mercado incremental acima do plano independente da LATAM, o que proporcionaria, portanto, grande criação de valor para os acionistas da Azul e maior recuperação para todos os credores da LATAM, respeitando as regras do processo de Chapter 11 dos EUA”, avalia a Azul no comunicado enviado ao mercado neste domingo. 

“O plano autônomo apresentado pela LATAM é, por definição, incapaz de gerar sinergias a partir desta combinação de negócios. Além disso, neste momento o valor da empresa no plano apresentado pela LATAM é maior do que a Azul acredita ser razoável, especialmente tendo em vista as contínuas incertezas no setor, especialmente nos mercados internacionais de longa distância”, afirmou a Azul no fato relevante. 

A Azul informou que continuará focando em suas vantagens “competitivas exclusivas proporcionadas por sua malha única” e sua frota flexível, complementada pelo alto potencial de crescimento de negócios como a Azul Cargo, Azul Viagens e TudoAzul, e avaliando futuras oportunidades de parceria e consolidação.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A