Atualização das 13h30: Petrobras, varejistas, Vale e outros destaques

23 de novembro de 2021 Por Redação

 

Publicado às 13h33

 

Ibovespa

O índice Bovespa não resistiu a pressão negativa do exterior e reduziu os ganhos. Embora as ações da Vale e da Petrobras estejam em alta, o índice operava entre ganhos e perdas.

Às 13h32 tinha valorização de 0,10% aos 102.231 pontos. 

Dólar

Às 10h30 o dólar comercial subia +1,05% a R$ 5,652 na venda.

Petrobras

As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) aumentaram os ganhos. Às 13h29 as ações preferenciais (PETR4) subiam +3%. A alta ocorre com o preço do barril Brent elevando os ganhos nesta tarde e alcançando os 81 dólares (alta de 2,3%). 

EUA

Nos Estados Unidos os índices S&P 500 e Nasdaq operam no negativo. Nasdaq, do setor de tecnologia, caía -1,2%. As ações do setor de tecnologia são mais sensíveis às variações dos juros.

Nesta terça houve avanço do rendimento sobre o título americano de dez anos, para acima do nível de 1,6%. 

Na véspera, o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, que teve um segundo mandato garantido pelo presidente Joe Biden, afirmou que a autoridade monetária vai agir para evitar que os altos níveis da inflação no país se consolidem. O mercado interpreta isso como chance maior de elevação dos juros na maior economia do mundo.

Varejistas e fintechs no Brasil

O movimento de baixa do setor de tecnologia nos EUA atinge empresas de e-commerce e fintechs no Brasil, como Banco Inter (BIDI11), Méliuz (CASH3), Via (VIIA3) e Magazine Luiza.

Magazine Luiza

As ações do Magazine Luiza (MGLU3), que abriram em alta, viraram para queda pelo motivo exposto acima.

Analistas tentam mensurar o impacto do Black Friday nas vendas da companhia. 

O time do banco Citi destaca que, entre as varejistas brasileiras, o Magazine Luiza supera os seus pares em tráfego no comércio eletrônico e download de aplicativos. A companhia segue impulsionando o setor no país às vésperas da Black Friday. 

Vale

As ações da Vale (VALE3) subiam +3% às 13h29. Os papéis são impactados positivamente pela forte valorização nesta terça do minério de ferro nos portos da China.

A disparada da commodity veio com a expectativa de retomada de produção nas siderúrgicas da China, depois de um controle rigoroso do governo chinês nos últimos meses.

CSN Mineração

As ações da CSN Mineração (CMIN3) reduziram os ganhos mas mantinham a alta: +3,5% às 13h29 com a alta do minério.

Siderúrgicas

Os papéis das siderúrgicas CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5) também subiam devido à valorização do minério.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A