A análise do Safra para o resultado do Itaú no 3T21 

4 de novembro de 2021 Por Redação

 

Publicado às 13h48

 

 

O Safra divulgou em seu site que Itaú Unibanco (ITUB4) reportou no terceiro trimestre sólidos resultados.

O lucro líquido recorrente de R$ 6,779 bilhões (ROAE de 19,7%) no 3T21 (alta de 34,8% na comparação anual) veio 2,1% acima da projeção do Safra e 2,3% acima do consenso da Bloomberg.

Os resultados, segundo o relatório, foram impulsionados principalmente por um sólido crescimento da renda líquida com juros (NII) e das taxas e custos significativamente mais baixos.

Segundo o time de analistas, as despesas operacionais também foram “boas”, demonstrando o comprometimento do banco no controle das despesas.

“Em suma, o Itaú apresentou bons resultados de ponta a ponta. Continuamos construtivos com os resultados do Itaú para os próximos trimestres, principalmente devido à recuperação da receita (aumento do volume de empréstimos, melhoria do mix e aumento das taxas de juros)”, escreve a equipe de analistas no relatório.

Preço-alvo

O Safra manteve o rating de “compra” para a ação ITUB4 com preço-alvo de R$ 34 por ação.

Pontos positivos

O Safra destaca a alta lucratividade (maior Retorno sobre o Patrimônio – ROE – dentre os grandes bancos no Brasil).

Também salienta que a instituição financeira tem uma boa estratégia para alocação de capital permitindo uma sólida distribuição de dividendos para ITUB4 (3,6% de dividend yield estimado para 2021), forte marca e posicionamento de mercado; e histórico de boa performance no controle de custos.

Riscos

O Safra ressalta que o Itaú está exposto aos riscos macroeconômicos; uma competição maior no mercado de adquirência poderia trazer algum risco para o crescimento em serviços para o Itaú mais do que para outros bancos, uma vez que a companhia detém 100% da Rede; competição para clientes de média e alta renda com XP, BTG e C6, entre outros; concorrência mais acirrada no mercado de crédito após o início do Open Banking.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/ESDrmZahSQnKTG734q50zU

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A