Vibra faz acordo para aquisição de até 50% da Comerc

9 de outubro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 23h17

 

 

A Vibra, antiga BR Distribuidora (BRDT3), celebrou contratos que lhe possibilitam adquirir até 50% do capital social da Comerc Participações. 

A informação foi divulgada na noite desta sexta, 8.

A operação foi aprovada pelo seu conselho de administração e não dependerá da apreciação da Assembleia Geral, afirmou a Vibra.

A Comerc é uma sociedade holding de empresas que atuam na comercialização, gestão de energia para consumidores livres, geradores e pequenas distribuidoras, soluções de eficiência energética, baterias e plataformas de informação e tecnologia, sendo uma das principais comercializadoras de energia do Brasil. 

Segundo fato relevante enviado ao mercado pela Vibra, com a celebração dos contratos da operação, a Comerc não mais realizará sua oferta pública de distribuição primária de ações (IPO). “O negócio representa mais um passo no reposicionamento da Vibra para se tornar uma empresa de energia, privilegiando a transição energética e rumo a uma economia de baixo carbono”, destaca a distribuidora. 

A Vibra salientou também que a associação com a Comerc está alinhada ao seu planejamento estratégico, já que permite agregar competências complementares em uma plataforma integrada de energia, preparada para fornecer soluções para clientes finais com potencial e capacidade financeira para ser uma das mais relevantes empresas de energia do Brasil. 

A Comerc, tradicional comercializadora de energia, possui atualmente um portfólio de produtos e serviços que alcança um volume de energia comercializada de aproximadamente 2 GW médios com mais de 3,4 mil unidades consumidoras sob gestão. 

Com sua reorganização a companhia passa a ser detentora de parques de geração solar cuja capacidade instalada ascende a 1.839 MWp, sendo 242 MWp em operação e o restante em implantação ou em desenvolvimento. 

“Nos próximos anos, a Comerc será uma das principais investidoras em geração solar no país, seja por meio de usinas para atendimento ao mercado livre ou para geração distribuída”, destaca o fato relevante. 

A operação

A operação se dará por meio de um aporte primário e uma aquisição secundária. 

Conforme os instrumentos da Operação celebrados nesta data, a Vibra subscreveu debêntures conversíveis em ações ordinárias de emissão da Comerc, representativas de 30% do seu capital social, comprometendo-se a transferir à Comerc, por meio da integralização das debêntures, o valor de R$ 2 bilhões; e assegurou opção para adquirir (parcela secundária), de sócios da Comerc, até 20% de ações ordinárias por um preço de R$1,25 bilhão. 

“A depender do atingimento de determinadas métricas de desempenho de longo prazo e da implantação de capacidades adicionais às previstas em seu plano de negócios, os sócios poderão fazer jus, futuramente, a uma parcela complementar a título de earnout”, explicou a Vibra. 

A conclusão da operação está sujeita à verificação de determinadas condições precedentes, incluindo a obtenção da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/Jtz8dlgsRkVKZzry6hCDj7

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A