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GPA vai vender 71 lojas Extra Hiper ao Assaí

 

Publicado às 20h19

 

A Companhia Brasileira de Distribuição – GPA (PCAR3) e a Sendas Distribuidora – Assaí (ASAI3) informaram na noite desta quinta, 14, que o conselho de administração de ambas as companhias aprovou uma transação envolvendo a conversão de lojas Extra Hiper operadas pelo GPA em cash & carry, que passarão a ser operadas pelo Assaí. 

A transação envolve 71 pontos comerciais localizados em diversas unidades federativas do Brasil. Por meio de memorando de entendimentos vinculante, o GPA cederá ao Assaí lojas operadas sob a bandeira Extra Hiper em imóveis próprios e locados de terceiros, bem como dos respectivos contratos de locação, podendo também envolver aquisição pelo Assaí de equipamentos existentes nas lojas. 

O preço total estimado da transação a ser recebido por GPA é de até R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões deverão ser pagos pelo Assaí, de forma parcelada, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2024. O valor de R$ 1,2 bilhão restante será pago por um fundo imobiliário ao GPA pela compra de 17 imóveis próprios do Grupo. Já o Assaí celebrou memorando de entendimentos com o fundo imobiliário para locação dos imóveis adquiridos por 20 anos, renováveis por igual prazo. 

Para Jorge Faiçal, CEO do GPA, “a transação representa uma oportunidade única de intensificar o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia por meio dos segmentos premium e de proximidade, notadamente com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no país. O GPA pós transação representará uma plataforma com grande potencial de crescimento e reduzida alavancagem. A bandeira Extra Hiper será descontinuada e as lojas não abarcadas pela transação serão convertidas em formatos com maior potencial de rentabilidade.” 

Para Belmiro Gomes, CEO do Assaí, “a transação permitirá uma importante aceleração da expansão combinada ao fortalecimento dos resultados através da conversão de lojas em pontos comerciais excepcionais, localizados em regiões adensadas e com baixa sobreposição com a plataforma atual de lojas do Assaí. Este movimento é suportado pelo comprovado modelo de sucesso implementado na abertura de mais de 150 lojas na última década, das quais mais de 25 lojas oriundas do Extra Hiper, sendo que estas apresentaram rápida maturação de vendas e resultado superior à média da companhia.”

 

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Redação

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