MANCHETE 1

Eve, da Embraer: simulação de mobilidade aérea urbana no RJ começa em novembro

Divulgação Eve/ Embraer

 

 

Publicado às 9h29

 

 

A Eve Air Mobility, da Embraer (EMBR3), informou nesta terça, 26, que vai iniciar no dia 8 de novembro o simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão. 

A iniciativa, que utilizará helicóptero neste momento, será realizada em cooperação com parceiros estratégicos e entidades governamentais, afirmou a companhia. 

“A avaliação de todo o ecossistema de UAM e os principais conceitos relacionados à experiência de uma operação futura vai ocorrer ao longo de um mês, com 6 voos diários, a um custo mais acessível que a operação de um serviço de helicóptero convencional”, destacou a companhia. 

Segundo a Embraer, a simulação considera valores próximos ao que se espera no futuro para uma operação com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), também conhecida no mercado como EVA (Electric Vertical Aircraft ou aeronave vertical elétrica). 

A comercialização das passagens teve início hoje e será realizada pela Flapper, plataforma independente para voos sob demanda. 

A operação da aeronave na rota será feita pela Helisul Aviação, um dos maiores operadores de helicóptero da América Latina. 

A Universal Aviation, empresa global de serviços de atendimento aeroportuários conduzirá o operacional de solo. 

A concessionária RIOgaleão e o Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS) completam a parceria como os pontos de origem e destino e estudos associados à experiência. 

“A abordagem de desenvolvimento da Eve centrada no ser humano busca esse tipo de validação prática de conceitos e hipóteses que nos ajudarão a entender e endereçar os principais desafios associados à oferta do serviço”, disse André Stein, CEO da Eve. 

“A simulação no Rio de Janeiro, uma das cidades com mais congestionamento no Brasil e no mundo, nos ajudará a levantar as reais necessidades dos usuários, parceiros e comunidade que irão se beneficiar das nossas soluções de mobilidade”, afirmou. 

Em um comunicado ao mercado, a Embraer destacou que a aeronave da Eve, prevista para chegar ao mercado em 2026, será totalmente elétrica e foi projetada com foco nos usuários, para proporcionar um transporte eficiente e confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono. 

O simulado é parte de um conceito de operação (CONOPS) iniciado em agosto deste ano, para integrar a mobilidade aérea urbana ao espaço aéreo brasileiro, tendo início pela cidade do Rio de Janeiro. 

Colaboram com a iniciativa inovadora mais de 50 especialistas de 12 instituições, que estão mapeando os processos de operação e serviços, com o objetivo de identificar as necessidades dos usuários, da comunidade e demais partes interessadas. 

A simulação, que será acompanhada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), tem o apoio da Skyports, especializada em design, construção e operação de vertiportos; EDP, uma das maiores empresas do setor de energia; Beacon, plataforma da EmbraerX que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica e Atech, empresa responsável pelo desenvolvimento, implantação e suporte dos sistemas de controle e gestão do fluxo do tráfego aéreo (civil e militar), do Grupo Embraer.

Sobre a Eve Air Mobility 

Eve é uma empresa nova e independente dedicada a desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada na história de mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer, e com um foco específico, a Eve está adotando uma abordagem holística para progredir no ecossistema UAM, com um projeto avançado de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), uma abrangente rede global de serviços e suporte e uma solução única de gestão de tráfego aéreo. A Eve é a primeira empresa formada a partir da EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/FnYdf1XfxSMLCdmu9rdj5m

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

 

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Assembleia da Vibra (VBBR3) aprova pagamento de dividendos

  Publicado às 18h20   Acionistas da Vibra Energia (VBBR3) reunidos em assembleia geral nesta…

18 de abril de 2024

Assembleia da Unipar (UNIP3, UNIP6) aprova aumento do capital com bonificação

  Publicado às 18h   Acionistas da Unipar Carbocloro (UNIP3, UNIP6) reunidos em assembleia nesta…

18 de abril de 2024

Ibovespa fecha em +0,02%; dólar sobe a R$ 5,25

  Publicado às 17h38 Atualizado com correção do título às 17h48: Ibov fecha em +0,02%…

18 de abril de 2024

2 companhias aprovaram dividendo; 1 paga JCP nesta quinta. Confira:

  Publicado às 13h46   Aprovaram dividendos RD Saúde (RADL3) Acionistas da RD Saúde (RADL3),…

18 de abril de 2024

Dividendo da Ternium, Qualcomm e da Highwoods

  Publicado às 13h38 Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo. Conhecidos…

18 de abril de 2024

Atualização: estrangeiros na Bolsa, Azul, Gol, Oi e outros destaques corporativos

  Publicado às 13h12   Ibovespa Às 13h11 o Ibovespa caía 0,24% aos 123.872 pontos.…

18 de abril de 2024