Braskem divulga o relatório de produção e vendas 

22 de outubro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 19h24

 

 

A Braskem (BRKM5) divulgou na noite desta sexta-feira, 22, seu relatório de produção e vendas do 3º trimestre de 2021. 

No Brasil, com relação à taxa média de utilização das centrais petroquímicas, houve aumento em relação ao 2T21 (+3 p.p.), em função do retorno das operações após parada geral de manutenção programada na central petroquímica do ABC, São Paulo. 

Em relação ao 3T20, ocorreu queda (-7 p.p.) em função principalmente de indisponibilidade de matéria-prima na central petroquímica do RJ, devido ao processo de retorno após a parada programada de fornecedor nacional. 

Nos EUA, considerando a taxa média de utilização das plantas de PP1, houve redução em relação ao 2T21 (-4 p.p.) e ao 3T20 (-5 p.p.) devido a diversas pequenas oscilações de confiabilidade nas plantas de PP no período. 

Na Europa, a taxa de utilização se reduziu em relação ao 2T21 (-4 p.p.), em função de pequenas oscilações de confiabilidade nas plantas de PP no período. 

Na comparação com o 3T20, houve aumento (+5 p.p.), em função da normalização das operações, após a menor demanda no 3T20, refletindo os impactos do COVID, e oscilações de confiabilidade nas plantas no 3T20.

No México, em relação à taxa média de utilização das plantas de PE, ocorreu aumento de 10 p.p. em relação ao 2T21 explicado, principalmente, pelo aumento das importações de etano dos Estados Unidos pela solução Fast Track, que compensou a redução do fornecimento de etano pela Pemex. 

Em relação ao 3T20, queda de 16 p.p. explicada, principalmente, pela redução do volume de etano fornecido pela Pemex. Em agosto, a Braskem Idesa concluiu o projeto de expansão da capacidade de importação do Fast Track, que atualmente é de 25 mil barris por dia. Como resultado, durante o mês de setembro atingiu o volume de importação histórico de 22,4 mil barris por dia. No 3T21, a fim de complementar o fornecimento de etano pela Pemex, a Braskem Idesa importou uma média de 18,6 mil barris por dia de etano dos Estados Unidos, o que representa cerca de 74% da capacidade atual do Fast Track.

Desempenho comercial

Com relação ao volume de vendas de resinas, no mercado brasileiro houve aumento em relação ao 2T21 (+11%) explicado pela maior disponibilidade de PE, após a conclusão da parada geral de manutenção programada na central petroquímica do ABC, São Paulo; e pelo aumento de market share em linha com a estratégia de priorização ao atendimento do mercado brasileiro. 

Ante ao 3T20, a queda no volume de vendas (-17%) é em função, principalmente, da normalização da demanda de resinas no mercado brasileiro; e da menor disponibilidade de produto. 

As exportações foram superiores em comparação ao 2T21 (+26%), principalmente em função da melhora na disponibilidade logística para exportação por conta da contratação de navio adicional frente às restrições logísticas globais no período. 

Em relação ao 3T20, as exportações reduziram (-10%), em função das restrições logísticas para exportação, além de menores oportunidades no mercado externo. 

Considerando o volume de vendas dos principais químicos, no mercado brasileiro, as vendas foram superiores em relação ao 2T21 (+8%), em função da maior disponibilidade de produto. 

Ante ao 3T20, houve aumento (+2%) nas vendas, reflexo do aumento da demanda de gasolina e cumeno, parcialmente compensada pelas menores vendas de produtos BTX (benzeno, tolueno e paraxileno), devido a paradas programadas e não programadas de clientes. As exportações foram superiores em relação ao 2T21 (+18%), impulsionada pelo maior volume exportado de benzeno em função de oportunidades no mercado externo. Em relação ao 3T20, as exportações mantiveram-se em linha.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LqGatXfW6BI8m9ptH2GGSu

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A