Ação da Eneva vale a pena? Leia a análise do Safra

15 de outubro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 14h25

 

O Safra iniciou a cobertura da Eneva (ENEV3) com rating de “compra” e preço-alvo de R$ 17,80.  

Seus analistas consideram que a Eneva é um player de alta qualidade com um modelo de negócios único que integra verticalmente o braço de exploração e produção ao de termelétricas a gás.

“Nossa recomendação é baseada em fatores como o forte crescimento do EBITDA (CAGR de 16,8% para 2019-2024), principalmente impulsionado pelo início de projetos de geração de gás e operações eficientes nos braços de geração e E&P”, escreve o time de analistas em um relatório.

O CAGR (Compound Annual Growth Rate) é a taxa de crescimento anual composta. Já ‘E&P’ é como os analistas se referem à exploração e produção no setor de óleo e gás.

A avaliação é que, dado o forte crescimento do EBITDA impulsionado pelo início das plantas em construção, a desalavancagem deve ser acelerada, abrindo espaço para aquisições e projetos adicionais.

“Um aspecto fundamental de nossa tese são as oportunidades que a Eneva (ENEV3) poderá desfrutar no futuro. Recentes descobertas do braço de E&P na região Norte e desenvolvimentos regulatórios (privatização da Eletrobras e Novo Marco do Gás) trouxeram oportunidades interessantes para a companhia de crescimento na comercialização de gás e petróleo e geração de energia”, explicam os analistas.

O Safra destaca também que o fato de a companhia ter operações térmicas é favorável diante da crise hídrica. 

O banco salienta ainda a dinâmica estável de rendimentos da Eneva (ENEV3), com boa capacidade de repasse da inflação.

Riscos

Antes de investir é importante entender quais são os principais riscos a que uma empresa está exposta. No caso da Eneva, o Safra cita um cancelamento ou postergação longa da aquisição do campo de Urucu; cenários extremos de despacho; preços de venda de petróleo mais baixos; curva de capex de E&P mais alta, ou maior tempo de desenvolvimento do campo; deixar de renovar contratos do Parnaíba, ou condições desfavoráveis de renovação; e uma postergação do início dos projetos em desenvolvimento.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/EoQU0pISEEz8bfJ8CacGm4

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A