Marcos Lutz assumirá como diretor presidente da Ultrapar 

22 de setembro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 20h35

 

A Ultrapar (UGPA3) explicou na noite desta quarta, 22, o plano de sucessão da Presidência do Conselho de Administração da companhia, desenvolvido sob a coordenação do atual Presidente do Conselho, Pedro Wongtschowski, cujo mandato se encerrará em abril de 2023. 

Para sucedê-lo ao final do mandato, o Conselho de Administração decidiu pela preparação de Marcos Marinho Lutz, atual conselheiro da companhia, para potencialmente recomendá-lo para a posição. 

Neste processo de preparação, foi deliberado que, entre janeiro de 2022 e abril de 2023, Marcos Lutz assumirá a posição de Diretor Presidente da Ultrapar, visando seu aprofundamento nos diversos negócios do Grupo Ultra. 

“Marcos Lutz, que iniciou sua carreira no Grupo Ultra em 1994 como trainee e permaneceu até 2003, tendo chegado à posição de Presidente da Ultracargo, possui destacada experiência em posições de liderança em negócios de energia e infraestrutura, tendo sido CEO da Cosan S.A. de 2009 a 2020”, afirmou a Ultrapar.

O Conselho definiu, também, a eleição de Frederico Pinheiro Fleury Curado, atual Diretor Presidente, para a Vice-Presidência do Conselho de Administração da Ultrapar, posição que assumirá em janeiro de 2022, encerrando um ciclo de redirecionamento estratégico, revisão de portfólio e renovação das lideranças do Grupo Ultra iniciado em 2017. 

Frederico Curado sucederá a Lúcio de Castro Andrade Filho, que se aposentará ao final de 2021, após 45 anos de dedicação e grandes contribuições para o Grupo Ultra, tanto em funções executivas quanto no Conselho de Administração, que integra desde 1998. 

“O Grupo Ultra, com um processo planejado de sucessão e renovação de suas lideranças em preparação para um novo ciclo de crescimento, assegura a continuidade de sua estratégia de foco nos setores de energia e infraestrutura, com ênfase crescente na transição da matriz energética, além do contínuo aperfeiçoamento de seus processos de governança corporativa”, destacou a empresa.

Sucessão na presidência da Ipiranga 

A Ultrapar informou também que aprovou nesta quarta, 22, dois importantes movimentos organizacionais: a eleição de Leonardo Remião Linden como novo Presidente da Ipiranga e a eleição de Marcelo Pereira Malta de Araújo para a Diretoria Executiva Corporativa e de Participações na holding Ultrapar. 

Ambas serão efetivadas em outubro de 2021. 

Marcelo Araújo integrou-se ao Grupo Ultra há três anos como Presidente da Ipiranga. 

Na nova posição, terá a responsabilidade das áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Comunicação, Jurídico Corporativo, Compliance, Riscos e Auditoria Interna do Grupo Ultra. Leonardo Linden integrou-se ao Grupo Ultra há cinco anos para estruturar e liderar a Iconic, joint venture entre Ipiranga e Chevron no setor de lubrificantes iniciada no final de 2017, e conduziu desde então o crescimento do negócio, tendo quintuplicado o EBITDA recorrente entre 2018 e 2020, afirmou a companhia. 

A Ultrapar informou, ainda, no contexto do processo de sucessão na Ipiranga, que John Shojiro Suzuki, atual Diretor de Planejamento e Controle, deixará a empresa e será sucedido por Cristiane Silva Leite, uma das principais executivas do Grupo Ultra, com sólida experiência financeira construída na holding Ultrapar, Oxiteno e Ultracargo. 

Cristiane, que atualmente é Diretora de Riscos, Compliance e Auditoria Interna da Ultrapar, será sucedida por Fernanda Teves de Souza, atual Gerente de Compliance da Companhia. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/I0mTuRQow33BGqHd6tTStm

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A