Gol lançará malha aérea com 250 Aeronaves eVTOL no Brasil

21 de setembro de 2021 Por Redação

 

Publicado às 8h58

 

A Gol (GOLL4) e o Grupo Comporte, entidade de seu acionista controlador, assinaram nesta terça-feira, 21, um protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). 

“Assumindo que a aeronave seja certificada e que as suas entregas aconteçam com sucesso, a companhia espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira usando aviões eVTOL em meados de 2025”, afirmou a Gol em um comunicado ao mercado. 

O Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da Gol para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VAX4 eVTOL. 

Criado pela empresa britânica Vertical Aerospace, o modelo VA-X4 eVTOL é considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento. 

Segundo informa o comunicado, o acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da Gol de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos. 

Uma nova frota para uma nova era de viagens aéreas e mais conectividade 

A Gol opera atualmente uma frota de 127 aeronaves Boeing 737 e transportava, na pré-pandemia, mais de 37 milhões de passageiros por ano. 

A companhia planeja fazer a transição de 75% de sua frota para as aeronaves 737-MAX mais eficientes até 2030, que reduzem as emissões de carbono em 16%. 

“A adoção do Boeing MAX e das aeronaves eVTOL, juntamente com outras inovações, tais como o uso de biocombustíveis, formarão os componentes-chave na estratégia da GOL para atingir a neutralidade de carbono até 2050”, afirmou a aérea. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/CdnKkvmMKhY4B9xeJukh4W

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A