BTG Pactual avalia a compra, pela Rumo, da participação adicional de 15% na Brado Logística

14 de setembro de 2021 Por Redação

 

Publicado às 11h08

 

 

O BTG Pactual fez uma análise do impacto na Rumo (RAIL3) com fim da arbitragem na Brado.

Na semana passada a Rumo divulgou que comprou participação adicional de 15% na Brado Logística por R$ 388 milhões.

A Brado Logística é o negócio de contêineres da Rumo.

Antes da transação, a Rumo detinha 62% da empresa, que passou para 77% agora, enquanto O FI-FGTS ainda detém os 23% restantes.

A avaliação do BTG é que a transação é um marco importante para Rumo ao encerrar a longa discussão de arbitragem sobre os direitos de liquidez dos acionistas minoritários da Brado: Logística Brasil (FIP), Dimitrios Markakis e Deminvest. 

Segundo seus analistas, a participação adicional no capital social da Brado dá à Rumo mais flexibilidade para gerenciar seu negócio de contêineres, em linha com seu objetivo de longo prazo de expandir os negócios. 

“Com esta novidade, esperamos que a Rumo aumente seu foco no negócio de contêineres, contribuindo ainda mais para a ampliação dos contêineres movimentados pela Brado, o que deve significar menor pressão nos custos portuários e de armazenamento. Reiteramos nossa classificação de compra”, destaca o time de analistas em relatório.

O BTG ressalta ainda que vê uma tese de investimento sólida para a Rumo, beneficiando-se do crescimento das exportações de grãos no Brasil e expansão da capacidade ferroviária, não só no estado do Mato Grosso, mas também com o avanço das operações da Malha Central. 

“Também estamos cada vez mais otimistas quanto às probabilidades de Rumo ampliar a rede de Rondonópolis (Sul do MT) até Lucas do Rio Verde (Norte de MT), que vemos como um projeto que agrega muito valor”, avaliam.

Preço-alvo

O BTG Pactual tem preço-alvo de R$ 27 para a Rumo (RAIL3).

Riscos

Antes de investir é importante entender os riscos a que uma empresa está exposta. O BTG destaca que a Rumo retém os direitos de exploração da concessão ferroviária e os atuais arrendamentos podem ser rescindidos antes de seu vencimento, e a companhia pode não obter a compensação adequada pelo valor dos ativos ou lucros cessantes.

Além disso, a desaceleração em certos setores do mercado cíclico em que os clientes da Rumo operam pode ter um efeito adverso nos negócios da empresa.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/Jtz8dlgsRkVKZzry6hCDj7

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A