Vale diz que recebeu com ‘surpresa’ decisão do MP

18 de agosto de 2021 Por Redação

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

 

Publicado às 21h59

 

A Vale (VALE3) informou na noite desta quarta-feira, 18, que recebeu com “surpresa” a notícia de que o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) propôs um incidente de desconsideração da personalidade jurídica da Samarco, no qual requereu que suas duas sócias fossem integradas ao processo de recuperação judicial em curso. 

“A desconsideração da personalidade jurídica possui requisitos bem estabelecidos na legislação brasileira, nenhum dos quais está presente neste caso. A Samarco possui personalidade jurídica e autonomia próprias, que sempre foram observadas por suas sócias, no estrito cumprimento da lei e das melhores práticas de governança corporativa”, afirmou a mineradora brasileira, que junto com a BHP controla a Samarco.

Em um comunicado ao mercado na noite desta quarta-feira, a Vale ressalta: “o pedido também atenta à letra clara dos acordos firmados entre as partes, dos quais o MPMG é signatário, além de ameaçar as discussões e esforços em curso para a repactuação das medidas de reparação dos danos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão”. 

A Vale informou ainda que não foi formalmente notificada da ação, e apresentará a sua defesa no prazo legal. 

O Ministério Público de Minas Gerais apresentou à Justiça, nesta quarta-feira, um pedido para suspender o processo de recuperação judicial da Samarco. No documento, promotores requerem ainda o bloqueio de mais de R$ 50 bilhões da Vale e da BH Billiton.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/ChPoNnvgiaG7iYerdaUELW

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A