Enauta entra em negociação direta para contratação de FPSO para o SD do Campo de Atlanta 

26 de agosto de 2021 Por Redação

 

Publicado às 8h10

 

A Enauta Participações (ENAT3) informou nesta quinta-feira, 26, que a sua subsidiária Enauta Energia assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Yinson Holdings Berhad para a negociação direta e exclusiva dos contratos de fornecimento do FPSO para o Sistema Definitivo (SD) do Campo de Atlanta. 

A informação foi divulgada por meio de um fato relevante.

O MoU estabelece o início de negociação direta com exclusividade para o fornecimento do FPSO, abrangendo os acordos para afretamento, operação e manutenção da unidade de produção. 

A Yinson é uma empresa independente de prestação de serviços de FPSOs que atua globalmente e opera unidades de produção na África Ocidental, Américas, Europa e Sudeste Asiático. 

“O MoU representa uma oportunidade de antecipar decisões relevantes para o sucesso da licitação do sistema definitivo de Atlanta e permite maior previsibilidade do início da operação e condições do SD de Atlanta. Decidimos seguir em frente com a Yinson, uma empresa tradicionalmente fornecedora de FPSOs, mundialmente conhecida, que já está se estabelecendo no mercado brasileiro. Chegamos a um acordo que corresponde às nossas expectativas de entregar um sistema de produção seguro e robusto. A Enauta também está alinhada com a Yinson em implementar soluções que minimizem a intensidade de carbono por barril produzido”, comentou Carlos Mastrangelo, Diretor de Operações da companhia. 

O processo de licitação do FPSO considera um FPSO com capacidade para processar 50 mil barris de óleo por dia, ao qual estarão conectados de 6 a 8 poços produtores, três deles já em operação no Sistema de Produção Antecipada. 

Segundo o fato relevante, a licitação considera a adaptação de um FPSO existente e ainda não utilizado, o OSX-2, possibilitada por um contrato de exclusividade com opção de compra assinado pela Enauta. 

A petroleira informou que o processo de licitação dos demais serviços e equipamentos necessários para o desenvolvimento do SD está em andamento. 

A Enauta entrou com o pedido junto ao Ibama para a obtenção da licença prévia do SD. 

“A Companhia espera tomar a decisão final de investimento do SD no início de 2022 para assegurar o início da produção em meados de 2024”, explicou. 

Localizado na Bacia de Santos, o Campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/HpxC8I2vsbZGDPkiBPuyMk

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A