A avaliação da Fitch para a Transmissão Paulista

3 de agosto de 2021 Por Redação

 

 

 

Publicado às 9h38

 

 

A agência de classificação de risco Fitch, uma das maiores do mundo, afirmou o Rating ‘AAA(bra)’ da Transmissão Paulista (ISA CTEEP – TRPL4). 

A Fitch afirmou os Ratings Nacionais de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista S.A. (ISA CTEEP) e de suas emissões de debêntures. 

A perspectiva do rating corporativo é “estável”. 

“Os ratings da ISA CTEEP refletem sua forte qualidade de crédito, decorrente do baixo risco de negócios do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil, no qual atua com crescente base de ativos, geração operacional de caixa previsível e robusta e margens elevadas”, destacou a Fitch. 

Seus analistas consideram que a empresa manterá sólido perfil financeiro, com patamares conservadores de alavancagem financeira e liquidez, mesmo incorporando o reperfilamento do componente financeiro das indenizações associadas à Rede Básica Sistema Existente (RBSE) e projeção de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos no horizonte do rating. 

“A ISA CTEEP deverá manter forte geração operacional de caixa consolidada, apesar do diferimento do componente financeiro da RBSE. A entrada em operação de novos ativos, a receita incremental de reforços e melhorias em linhas existentes, bem como a Revisão Tarifária Periódica (RTP) de seu principal ativo, realizada em junho de 2020, deverão atenuar o impacto estimado de quase BRL 2,0 bilhões na RAP até 2023, por conta deste diferimento”, destaca em relatório a agência. 

Ainda de acordo com a Fitch, esse impacto será compensado a partir de 2024, com maiores valores e extensão do prazo de recebimento das indenizações até 2027, gerando ganho de quase BRL 800 milhões (800 milhões de reais) em termos de valor presente líquido.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/FqNMWE9VHJQ3w0RHEqli4P

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A