Não deixe de ler

Vale conclui obras de descaracterização da barragem Fernandinho

 

Publicado às 9h34

 

 

A Vale (VALE3) informou nesta terça-feira, 13, que concluiu a obra de descaracterização da barragem Fernandinho, localizada na Mina Abóboras, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG). 

A companhia também divulgou que concluiu as obras de construção da estrutura de contenção à jusante (ECJ) que serve as barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo e está localizada entre os municípios de Itabirito e Ouro Preto (MG), perto da Mina Fábrica. 

“A conclusão de ambas as obras reflete o avanço da Vale no compromisso com as melhores práticas na gestão de suas barragens”, afirmou a mineradora em um comunicado.

Descaracterização da barragem de Fernandinho 

Com a conclusão das obras de descaracterização, que ainda será avaliada pelos órgãos competentes, Fernandinho deixa de ter características de barragem, perdendo a função de armazenamento de rejeitos e de água. 

No processo de descaracterização, 558 mil metros cúbicos de rejeitos foram removidos e um canal central de drenagem foi construído, com posterior revegetação e reintegração da área ao meio ambiente local. As atividades contaram com cerca de 540 trabalhadores, majoritariamente residentes na região de Nova Lima. O trabalho foi executado com a adoção rigorosa de protocolos de prevenção à Covid-19. 

A barragem Fernandinho fez parte do Programa de Descaracterização de Barragens da Vale, destinado às estruturas com alteamento a montante, método similar àquele empregado na barragem rompida em Brumadinho. 

A descaracterização das barragens a montante é um compromisso assumido pela Vale e uma obrigação legal, para aumentar a segurança das comunidades e das operações. Desde 2019, seis estruturas a montante foram completamente descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente.  

Conclusão da ECJ de Fábrica 

A estrutura de contenção a jusante da Mina Fábrica, com obras finalizadas, tem capacidade para reter os rejeitos das barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo, localizadas a montante da Mina Fábrica, em um cenário hipotético de ruptura simultânea. Com 95 metros de altura e 330 metros de comprimento, a estrutura aumenta a segurança das pessoas que vivem em comunidades próximas e protege as Zonas de Segurança Secundária das referidas barragens, que incluem parte dos municípios de Itabirito, Raposos, Rio Acima e Nova Lima, além de três bairros de Belo Horizonte. A conclusão da ECJ permite os preparativos para a descaracterização das barragens Forquilhas I, II, III e Grupo. A barragem Forquilha IV está em nível 1 de emergência, Forquilhas I, II e Grupo estão em nível 2, e Forquilhas III em nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (“PAEBM”). Todas as estruturas seguem com monitoramento instrumental contínuo, 24h por dia, 7 dias por semana, gerido pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale. A ECJ de Fábrica foi construída sob as mais rigorosas normas nacionais, as melhores práticas de engenharia e referências técnicas de entidades internacionais. 

A Vale segue avaliando junto com a auditora técnica do Ministério Público a necessidade de ações complementares. 

“A conclusão das duas obras representa o avanço do Programa de Descaracterização e do compromisso da Vale com uma abordagem mais transparente e segura na gestão de suas barragens”, explicou a mineradora.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/HpxC8I2vsbZGDPkiBPuyMk

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Published by
Redação
Tags: ValeVale3

Recent Posts

Atualização: MRV, Petrobras, Romi e outros destaques corporativos

  Publicado às 13h37   Ibovespa Às 13h36 o Ibovespa tinha queda de 0,46% aos…

16 de abril de 2024

Rápidas: Vale, Petrobras, Vamos, Banco do Brasil Auren, Vivara, Vamos, Even, B3

Publicado às 10h57 Atualizado às 12h13   Ibovespa Às 12h12 o Ibovespa tinha queda de…

16 de abril de 2024

Conselho da Vamos (VAMO3) elege novo CFO e DRI

  Publicado às 9h43   O conselho de administração da Vamos (VAMO3) elegeu José Cezário…

16 de abril de 2024

Ibovespa futuro, dólar e notícias de empresas da Bolsa

  Publicado às 9h15 Atualizado às 9h42   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDJ24 –…

16 de abril de 2024

Atenção investidor do BB (BBAS3): a partir desta terça, 16, ações passam a ser negociadas refletindo desdobramento

  Publicado às 8h09   A partir desta terça-feira, 16 de abril, as ações do…

16 de abril de 2024

Mercados nesta terça, minério, petróleo, notícia da Vale, MRV, BB e outros destaques corporativos

  Publicado às 7h56   Bolsas, petróleo e bitcoin (7h55) Alemanha (DAX): -1,21%  Londres (FTSE…

16 de abril de 2024