A avaliação da Moody’s para o Banco do Brasil

10 de julho de 2021 Por Redação

 

Publicado às 9h38

 

A agência de classificação de risco Moody’s, uma das principais do mundo, emitiu um relatório esta semana de avaliação do Banco do Brasil (BBAS3).

O banco estatal tem uma avaliação de Perfil de Risco Individual (BCA em inglês) de “ba2”, que reflete a geração consistente de resultado recorrente do banco e métricas de capital melhor do que os pares, explica a agência. 

Além disso, a BCA ba2 incorpora, segundo a Moody’s, o amplo acesso do BB a depósitos estáveis por meio de sua rede de agências nacionais, baixa dependência de captação de mercado e um nível modesto de recursos líquidos. 

“O BB também tem baixa concentração de tomadores em comparação com o seu capital e uma carteira de empréstimos bem diversificada”, afirmam os analistas da agência, citando que os ratings de depósito de longo prazo em moeda local e estrangeira na escala global “Ba2” do BB são derivados de sua BCA ba2 e incorporam a avaliação de suporte do governo federal ao banco.

Todos os ratings têm uma perspectiva “estável”, que está alinhada com a perspectiva estável dos ratings dos títulos soberanos do Brasil.

Pontos fortes e desafios de crédito

Entre os pontos fortes de crédito, a Moody’s destaca o forte acesso a depósitos e fontes de captação estáveis, o forte foco da gestão na melhora da rentabilidade e na manutenção de um nível de capital adequado e sustentável.

Já entre os desafios de crédito, o relatório cita que a rentabilidade provavelmente será modesta devido à atividade econômica moderada, ao baixo crescimento dos empréstimos, à compressão das margens e elevadas despesas de provisão. 

A Moody’s destaca ainda que a carteira de empréstimos com empresas possui risco inerentemente mais elevado em comparação com o dos empréstimos a pessoas físicas, o que enfraquece a qualidade dos ativos

“O risco de ativos continua sendo um ponto de atenção em meio a condições econômicas ainda instáveis em 2021 causadas pela pandemia de coronavírus”, afirmam os analistas em relatório.

Os ratings do BB têm uma perspectiva estável, o que incorpora a expectativa da agência de que os fundamentos financeiros do banco sejam consistentes com os níveis necessários para a sua BCA ba2 nos próximos 12-18 meses. 

Além disso, a perspectiva estável está em linha com a perspectiva estável do rating soberano.

Você poderá gostar de ler também as análises abaixo:

Lojas Renner, Arezzo e Soma: a avaliação do BTG Pactual

A avaliação do Credit Suisse para a Vale e a Usiminas 

A análise do Safra para as ações da Dasa

Entenda por que o BTG elevou o preço-alvo do Banco Inter

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/FqNMWE9VHJQ3w0RHEqli4P

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A