Finanças pessoais

Vida a dois: 5 dicas para guardar dinheiro para um sonho em conjunto

 

 

Para realizar alguns sonhos, é preciso economizar. E para isso, existem dicas para guardar dinheiro que você pode seguir. Confira 5!

A relação de um casal envolve vários aspectos, incluindo o financeiro. E é justamente essa área a responsável por grandes discussões, especialmente quando se trata de conquistar um sonho em conjunto.

É comum que os casais enfrentem dificuldades para guardar dinheiro para um sonho, problemas que vão desde estabelecer um objetivo conjunto, até o comportamento de consumo de cada um.

Como uma relação a dois não vem com manual de instruções, é preciso fazer testes de dicas para guardar dinheiro para um sonho em conjunto e descobrir o que funciona no seu relacionamento.

E para ajudar os casais nessa tarefa, separamos 5 dicas para guardar dinheiro, para colocá-las em prática e começar a poupar para realizar sonhos em conjunto!

1. Alinhem as expectativas

Muitos casais compartilham a casa, as contas, as tarefas – mas não sabem nada sobre os sonhos um do outro.

Por mais que isso pareça ser apenas um detalhe, a longo prazo pode causar todo tipo de frustração. E é possível que, em algum momento, esse casal descubra que esteve “lutando” por coisas diferentes por muito tempo.

Por isso, a primeira dica é alinhar as expectativas. Em uma conversa com seu parceiro ou parceira, deixe claro quais são seus sonhos e entenda quais são os sonhos da outra pessoa.

Para você, comprar uma casa é a prioridade? Ou você acha que o carro precisa ser trocado antes? Fazer uma viagem internacional é mais importante do que tudo isso?

Saiba que não existe certo ou errado para o nível de prioridade de cada sonho. Mas alinhar as expectativas vai permitir que vocês entendam quais são os objetivos que vocês compartilham e no que vocês vão direcionar os esforços.

2. Criem hábitos para reduzir gastos

Sabendo qual é o sonho em conjunto que o casal deseja realizar, é hora de pensar em hábitos que favoreçam a economia.

Aqui, não se trata de sites, aplicativos ou plataformas que podem ser utilizados, mas coisas que podem ser feitas, dentro da rotina do casal, que vão ajudar a controlar os gastos.

Um exemplo é cortar as compras de guloseimas ao parar no posto de combustível para abastecer. É um gasto supérfluo, que parece de pouco impacto, mas vai ajudar a fortalecer o hábito de não gastar com o que não é necessário.

3. Tenham um ambiente neutro de conversa

A partir do momento que o casal começa a guardar dinheiro para um sonho em conjunto, com hábitos de controle financeiro, é comum que um dos dois assuma uma postura de “vigia”.

Na prática, um integrante do casal acaba percebendo e apontando com mais facilidade os erros financeiros do outro. Porém, normalmente esses apontamentos vêm em tom de crítica, causando brigas e discussões.

Para resolver a situação e evitar conflitos, é interessante que o casal crie um ambiente neutro de conversa. Nesse ambiente, a ideia é falar de finanças de um jeito claro e objetivo, mas sem espaço para ofensas.

Essa dica tem um viés psicológico e é aplicada em apps como o MeuCompromisso, um aplicativo desenvolvido para que os casais tenham uma boa relação com o dinheiro.

No MeuCompromisso, as transações financeiras contam com um espaço para comentários. Ali, em um ambiente neutro, o casal pode conversar sobre o dinheiro sem se deixar levar por outras emoções.

4. Períodos planejados para economizar

Se o sonho em conjunto do casal for algo grandioso, como a compra de um carro, é possível que o objetivo pareça grande demais diante das atitudes tomadas para economizar.

Uma dica que pode funcionar é fazer períodos específicos em que o foco é gastar menos dinheiro.

Por exemplo, um mês sem jantar fora. Todo o valor que será poupado, deve ir direto para a conta onde o casal está juntando dinheiro para um sonho em conjunto.

Essa dica é interessante porque, por ser somente um período, a tarefa se torna mais “fácil”. Além disso, períodos de economia planejados são ótimas formas de estimular a criatividade e a união do casal.

5. Lembrem-se, com alguma frequência, do sonho em conjunto

Quando se trata de guardar dinheiro para um sonho em conjunto, perder o foco não é nada complexo – especialmente, se o sonho tiver um alto valor.

Por isso, crie formas para que o casal se lembre, com alguma frequência, do sonho em conjunto, para manter a motivação em dia.

Se o sonho for uma viagem, por exemplo, compartilhe imagens do destino, envie um artigo com dicas sobre o trajeto, enfim.

Mantenha sempre na memória qual é o sonho. Isso vai ajudar a focar na economia e entender que há um objetivo maior por trás de todo o esforço!

Sonhar junto é muito mais divertido!

Buscar formas de realizar um sonho em conjunto não precisa (e não deve) ser uma tarefa maçante, digna de sofrimento.

Cada conquista de um casal é motivo de comemoração, mas saiba que celebrar o trajeto até a realização do sonho também é essencial.

Aproveite esse momento para se aproximar ainda mais do seu parceiro e parceira, para que esse esforço em conjunto seja mais leve e divertido.

Depois, é só aproveitar o dinheiro arrecadado para realizar o sonho especial!

Published by
Redação

Recent Posts

Confira as companhias que divulgaram informações sobre JCP e dividendos na semana

  Publicado às 0h01   A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…

20 de abril de 2024

Petrobras informa sobre manifestação do conselho sobre distribuição de dividendos

  Publicado às 23h16   Em um fato relevante enviado ao mercado na noite desta…

19 de abril de 2024

Assembleia da Desktop (DESK3) aprova dividendo

  Publicado às 21h16   Acionistas da Desktop (DESK3) reunidos em assembleia nesta sexta-feira, 19,…

19 de abril de 2024

Embraer registra maior carteira de pedidos dos últimos 7 anos e aumento de 67% nas entregas no 1T24

  Publicado às 20h56   A Embraer (EMBR3) entregou 25 jatos no primeiro trimestre de…

19 de abril de 2024

Vibra Energia (VBBR3): Sergio Rial é eleito presidente do conselho de administração

  Publicado às 20h36   A Vibra Energia (VBBR3) informou nesta sexta-feira, 19, que seu…

19 de abril de 2024

Acionistas da Alupar (ALUP11) aprovam aumento do capital com bonificação de ações

  Publicado às 20h06   Acionistas da Alupar Investimento (ALUP11) reunidos em assembleia realizada nesta…

19 de abril de 2024