Vida a dois: 5 dicas para guardar dinheiro para um sonho em conjunto

30 de junho de 2021 Por Redação

 

 

Para realizar alguns sonhos, é preciso economizar. E para isso, existem dicas para guardar dinheiro que você pode seguir. Confira 5!

A relação de um casal envolve vários aspectos, incluindo o financeiro. E é justamente essa área a responsável por grandes discussões, especialmente quando se trata de conquistar um sonho em conjunto.

É comum que os casais enfrentem dificuldades para guardar dinheiro para um sonho, problemas que vão desde estabelecer um objetivo conjunto, até o comportamento de consumo de cada um.

Como uma relação a dois não vem com manual de instruções, é preciso fazer testes de dicas para guardar dinheiro para um sonho em conjunto e descobrir o que funciona no seu relacionamento.

E para ajudar os casais nessa tarefa, separamos 5 dicas para guardar dinheiro, para colocá-las em prática e começar a poupar para realizar sonhos em conjunto!

1. Alinhem as expectativas

Muitos casais compartilham a casa, as contas, as tarefas – mas não sabem nada sobre os sonhos um do outro.

Por mais que isso pareça ser apenas um detalhe, a longo prazo pode causar todo tipo de frustração. E é possível que, em algum momento, esse casal descubra que esteve “lutando” por coisas diferentes por muito tempo.

Por isso, a primeira dica é alinhar as expectativas. Em uma conversa com seu parceiro ou parceira, deixe claro quais são seus sonhos e entenda quais são os sonhos da outra pessoa.

Para você, comprar uma casa é a prioridade? Ou você acha que o carro precisa ser trocado antes? Fazer uma viagem internacional é mais importante do que tudo isso?

Saiba que não existe certo ou errado para o nível de prioridade de cada sonho. Mas alinhar as expectativas vai permitir que vocês entendam quais são os objetivos que vocês compartilham e no que vocês vão direcionar os esforços.

2. Criem hábitos para reduzir gastos

Sabendo qual é o sonho em conjunto que o casal deseja realizar, é hora de pensar em hábitos que favoreçam a economia.

Aqui, não se trata de sites, aplicativos ou plataformas que podem ser utilizados, mas coisas que podem ser feitas, dentro da rotina do casal, que vão ajudar a controlar os gastos.

Um exemplo é cortar as compras de guloseimas ao parar no posto de combustível para abastecer. É um gasto supérfluo, que parece de pouco impacto, mas vai ajudar a fortalecer o hábito de não gastar com o que não é necessário.

3. Tenham um ambiente neutro de conversa

A partir do momento que o casal começa a guardar dinheiro para um sonho em conjunto, com hábitos de controle financeiro, é comum que um dos dois assuma uma postura de “vigia”.

Na prática, um integrante do casal acaba percebendo e apontando com mais facilidade os erros financeiros do outro. Porém, normalmente esses apontamentos vêm em tom de crítica, causando brigas e discussões.

Para resolver a situação e evitar conflitos, é interessante que o casal crie um ambiente neutro de conversa. Nesse ambiente, a ideia é falar de finanças de um jeito claro e objetivo, mas sem espaço para ofensas.

Essa dica tem um viés psicológico e é aplicada em apps como o MeuCompromisso, um aplicativo desenvolvido para que os casais tenham uma boa relação com o dinheiro.

No MeuCompromisso, as transações financeiras contam com um espaço para comentários. Ali, em um ambiente neutro, o casal pode conversar sobre o dinheiro sem se deixar levar por outras emoções.

4. Períodos planejados para economizar

Se o sonho em conjunto do casal for algo grandioso, como a compra de um carro, é possível que o objetivo pareça grande demais diante das atitudes tomadas para economizar.

Uma dica que pode funcionar é fazer períodos específicos em que o foco é gastar menos dinheiro.

Por exemplo, um mês sem jantar fora. Todo o valor que será poupado, deve ir direto para a conta onde o casal está juntando dinheiro para um sonho em conjunto.

Essa dica é interessante porque, por ser somente um período, a tarefa se torna mais “fácil”. Além disso, períodos de economia planejados são ótimas formas de estimular a criatividade e a união do casal.

5. Lembrem-se, com alguma frequência, do sonho em conjunto

Quando se trata de guardar dinheiro para um sonho em conjunto, perder o foco não é nada complexo – especialmente, se o sonho tiver um alto valor.

Por isso, crie formas para que o casal se lembre, com alguma frequência, do sonho em conjunto, para manter a motivação em dia.

Se o sonho for uma viagem, por exemplo, compartilhe imagens do destino, envie um artigo com dicas sobre o trajeto, enfim.

Mantenha sempre na memória qual é o sonho. Isso vai ajudar a focar na economia e entender que há um objetivo maior por trás de todo o esforço!

Sonhar junto é muito mais divertido!

Buscar formas de realizar um sonho em conjunto não precisa (e não deve) ser uma tarefa maçante, digna de sofrimento.

Cada conquista de um casal é motivo de comemoração, mas saiba que celebrar o trajeto até a realização do sonho também é essencial.

Aproveite esse momento para se aproximar ainda mais do seu parceiro e parceira, para que esse esforço em conjunto seja mais leve e divertido.

Depois, é só aproveitar o dinheiro arrecadado para realizar o sonho especial!