Vale atualiza sobre atividades em Timbopeba 

16 de junho de 2021 Por Redação

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

 

Publicado às 18h20

 

 

A Vale (VALE3) informou após o fechamento do pregão desta quarta-feira, 16, que, em respeito ao termo de interdição lavrado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), continuam suspensos o acesso de trabalhadores e a circulação de veículos na zona da inundação da barragem Xingu, incluindo da Mina Alegria, sendo permitido apenas, mediante rigoroso protocolo de segurança, o ingresso de pessoas que trabalham nas atividades de estabilização da estrutura e nas ações estruturantes para implementação do trem não tripulado. 

Após a interdição, a Vale deu início a testes para implantação de trem não tripulado, com carga reduzida. 

Durante a fase de testes do trem não tripulado há menor circulação de composições no ramal, com velocidade reduzida, com retorno gradual da carga transportada. 

Após a integral implementação, o trem não tripulado percorrerá um trecho de 16 km por meio de sistema de controle integrado capaz de realizar operações de aceleração e frenagem dinâmica de forma automática. 

“Espera-se que, ao fim dos testes e da implantação, que devem durar entre 1 e 2 meses, a usina de Timbopeba seja capaz de manter a operação em cerca de 80-100% de sua capacidade diária de 33 mil toneladas”, explicou a mineradora. 

A companhia ressaltou que a Barragem Xingu permanece em nível 2 de emergência, conforme Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em que não há risco iminente de ruptura. 

Segundo a Vale, a inexistência de risco iminente ou alteração na condição da estrutura foi reforçada após visita técnica realizada em 15/06/2021 pela Agência Nacional de Mineração (ANM). 

“A segurança da estrutura foi e continua a ser objeto de constantes melhorias. A barragem é monitorada e inspecionada por equipe técnica especializada, estando incluída no plano de descaracterização de barragens da companhia. Por máxima cautela, a Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem Xingu permanece evacuada, não havendo a presença permanente de pessoas na área”, afirmou em comunicado. 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/HkZreFXkPP02Fb5wkvvG9u

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A