- Finance News - https://financenews.com.br -

Vale anuncia primeira produção de minério no projeto de expansão da mina de Voisey’s Bay 

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

 

Publicado às 10h26

 

 

A Vale (VALE3) informou nesta terça-feira, 15, a conquista do marco da primeira produção de minério em seu depósito de Reid Brook no projeto de expansão da mina de Voisey’s Bay localizada em Northern Labrador. 

Localização de um dos maiores depósitos de níquel do mundo, Voisey’s Bay produz níquel a partir de uma operação a céu aberto desde 2005. 

A transição para lavra subterrânea envolve o desenvolvimento de duas minas – Reid Brook e Eastern Deeps – estendendo a vida útil das operações da Vale em Labrador e atingindo a produção de 40.000 toneladas de níquel em concentrado a uma taxa de produção anual máxima de 2,6 milhões de toneladas até 2025, com cerca de 20.000 toneladas de cobre e 2.600 toneladas de cobalto como subprodutos. 

O projeto está 65% concluído, com US$ 1.260 milhões em investimentos executados e o start-up de Eastern Deeps está previsto para 2022. 

“Nossas operações em Voisey’s Bay e, na verdade, toda a nossa operação em Newfoundland e Labrador, representam uma história incrível de participação indígena, construção de capacidade econômica, responsabilidade ambiental e desempenho de segurança”, disse Mark Travers, vicepresidente executivo de metais básicos da Vale. 

A mina de Voisey’s Bay é várias vezes vencedora do Prêmio John T. Ryan, que reconhece o desempenho de mina mais segura no Canadá – e recebeu a honra novamente em 2021. 

Diante dos desafios sem precedentes do COVID-19, o projeto de expansão da mina prosseguiu, alcançando a primeira produção de minério com zero acidentes com afastamento desde o início da construção em 2018. 

O minério produzido em Voisey’s Bay é processado em Long Harbour, uma das usinas de processamento de níquel de menor emissão do mundo. 

Os produtos de níquel, cobre e cobalto produzidos de forma sustentável e com fontes responsáveis ajudarão a atender a demanda futura dos clientes dos setores de veículos elétricos e energia limpa, à medida que a indústria busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a pegada de carbono. 

“A produção do primeiro minério em Voisey’s Bay representa o compromisso da Vale com a entrega contínua de material de qualidade, previsível e de origem responsável para o mercado, com segurança, capacitação e participação indígena na linha de frente”, destacou a mineradora em um comunicado.