JBS: Pilgrim’s e JBS USA anunciam resolução de ataque cibernético

3 de junho de 2021 Por Redação

 

Publicado às 20h07min

 

 

A JBS (JBSS3) foi informada pela JBS USA e pela Pilgrim’s que suas operações globais estão completamente operacionais após a resolução do ataque cibernético criminal ocorrido no domingo, 30 de maio. 

A informação consta em comunicado enviado ao mercado na noite desta quinta-feira, 3.

“A instantânea resposta dada pela companhia, aliada aos robustos sistemas de TI e servidores de backup criptografados, permitiram a rápida recuperação. Desta forma, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam limitar a perda da produção de alimentos durante o ataque a um volume menor que o equivalente a um dia de produção”, explicou a empresa. 

A JBS destacou que qualquer produção que tenha sido perdida pelos negócios globais da JBS USA será recuperada até o final da próxima semana, limitando qualquer impacto negativo nos produtores, nos consumidores e na força de trabalho da companhia. 

“Graças à dedicação dos nossos profissionais de TI, dos times operacionais, consultores em segurança cibernética e aos investimentos que fizemos em nossos sistemas, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam se recuperar rapidamente deste ataque contra nossos negócios, colaboradores e a cadeia de suprimentos de alimentos”, comentou André Nogueira, CEO da JBS USA. 

“Os criminosos não conseguiram acessar nossos sistemas centrais, o que reduziu significativamente o potencial impacto do ataque. Hoje, estamos satisfeitos em dizer que todas as nossas unidades ao redor do mundo estão operando normalmente e que estamos focados em cumprir com a nossa responsabilidade de produzir alimentos seguros e de alta qualidade”, destacou no comunicado. 

Ainda de acordo com o documento, imediatamente após saber da invasão, a companhia contatou oficiais federais e ativou seus protocolos de segurança cibernética, incluindo o desligamento voluntário de todos os seus sistemas a fim de isolar a invasão, limitar uma potencial contaminação e preservar os sistemas centrais. 

Segundo a JBS, os servidores de backup criptografados, os quais não foram afetados pelo ataque, permitiram o retorno das operações antes do esperado. 

A JBS USA e a Pilgrim’s priorizaram a recuperação dos sistemas críticos ao funcionamento da produção de forma a garantir que a cadeia de suprimentos de alimentos, produtores e consumidores não fossem adversamente afetados. 

“Agradecemos à Casa Branca, ao USDA e ao FBI pelo suporte para resolver essa situação de forma rápida”, acrescentou André Nogueira. 

A companhia informou que não possui nenhuma evidência neste momento que informações de qualquer cliente, fornecedor ou colaborador tenham sido comprometidas ou usadas de forma irregular em função desta situação. 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/JBmLNFUS8EgL4ACrqx93ub

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A