- Finance News - https://financenews.com.br -

Sanepar e Sabesp: a avaliação do Safra

 

Publicado 13h50

 

Sanepar

A recomendação do banco Safra para as units da Sanepar (SAPR11) é “neutra”, com preço-alvo de R$ 25,80.

A avaliação da instituição financeira é que a Companhia de Saneamento do Paraná busca expandir a capacidade após a crise hídrica.

No entanto, o foco da análise é o chamado risco regulatório. A companhia está em processo de segunda revisão tarifária, e, em janeiro de 2021, a Agepar (o Regulador Estadual) divulgou seus números preliminares, que vieram bem abaixo das estimativas do Safra, implicando riscos para o financeiro da empresa.

“Embora os múltiplos da empresa pareçam descontados (atualmente em 0,68x EV/RAB vs. média histórica de 0,8x), adotamos uma postura mais cautelosa em relação ao SAPR11, pois vemos riscos regulatórios e operacionais crescentes à frente. Em nossa opinião, melhorias substanciais em termos de Revisão Tarifária são necessárias antes de reclassificarmos as ações”, explicam seus analistas em relatório.

Quanto aos riscos a que a companhia está exposta, o Safra destaca que a Sanepar é controlada pelo estado de Paraná, por isso nem sempre as metas dos acionistas minoritários são compatíveis com os objetivos do controlador. Também salienta que o aumento tarifário diferido de 25% nos próximos oito anos é um grande risco, pois pode gerar ruído político.

Outro risco é que a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) poderia definir baixo retorno sobre os investimentos realizados pela empresa ou não considerar os investimentos realizados, afetando substancialmente os resultados.  

Sabesp

Para a Sabesp, o Safra tem preço-alvo de R$ 53,90 e a recomendação é “neutra”.

Entre os pontos positivos, seus analistas destacam que a maior operadora de água e esgoto do país e tem “pequena chance de ser privatizada”. 

Entre os riscos à que a companhia está exposta, seus analistas salientam não ocorrer a privatização e não ser aprovado o projeto de lei de saneamento.

 

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/EyKoTqV1uycIaNKVvfHKBY [1]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [2]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [3]