- Finance News - https://financenews.com.br -

Rápidas: Petrobras, Vale, Usiminas, SLC, Eletrobras e Paranapanema

 

 

Atualizado às 10h55 com notícia da Paranapanema

 

Petrobras

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) tinham alta de 0,66% às 10h37. A estatal estima em R$ 4,4 bilhões os valores a serem recuperados [1]com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o valor do ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS-Cofins.

Analistas do Bradesco BBI avaliam que essa compensação de impostos pode incrementar em 830 milhões de dólares o fluxo de caixa da petroleira estatal, o que ajuda a atingir a meta de dívida bruta de US$ 60 bilhões, e aciona a política de dividendos da companhia.

Também nesta sexta-feira o mercado repercute a fala do presidente Jair Bolsonaro. O presidente disse que há “certos preços na Petrobras que não podem continuar”. Analistas avaliam que a declaração pode aumentar novamente os temores sobre a ingerência política nos preços praticados pela Petrobras.

Vale e CSN Mineração

As ações da Vale (VALE3) e da CSN Mineração (CMIN3) tinham queda com os contratos futuros do minério de ferro em Dalian, na China, fechando em baixa nesta sexta-feira. O minério teve a maior queda semanal desde março no país asiático. 

Os papéis das siderúrgicas também tinham desvalorização.

Usiminas

As ações da Usiminas (USIM5) tinham queda de 1,48% às 10h38.

A Usiminas postergou a reforma do alto forno 3 em Ipatinga (veja aqui mais detalhes). [2]

SLC 

A SLC (SLCE3) e Terra Santa Agro (TESA3) deram mais um passo em direção à combinação de negócios (leia aqui). [3] 

Os conselhos de administração das duas empresas aprovaram acordo de incorporação de ações. Os papéis da SLC tinham leve alta de 0,04% às 10h37.

Eletrobras

Segundo o Valor Econômico, o Planalto prepara uma operação para tentar aprovar no Senado, nos próximos 15 dias, a Medida Provisória que permite a privatização da Eletrobras.

De acordo com a publicação, os senadores devem promover alterações pontuais na matéria e reencaminhá-la à Câmara dos Deputados para nova análise, em um prazo que permita votação antes do dia 22 de junho, quando a MP caduca.

Paranapanema

As ações da Paranapanema (PMAM3) tinham alta de 2% no começo do pregão. Na véspera a Paranapanema informou que celebrou um memorando com os seus principais credores financeiros (leia mais aqui). [4]

Ibovespa

Às 10h39 o Ibovespa tinha leve queda de 0,29% aos 122.361 pontos.

Ocorre nesta sexta-feira vencimento de opções sobre ações, o que pode trazer mais volatilidade ao mercado. 

É o primeiro vencimento no âmbito de uma nova metodologia da B3. As novas regras para o vencimento de opções sobre ações permitem negociação desses ativos no dia do exercício, ou seja, no dia em que o investidor precisa decidir se vai ou não exercer o seu direito adquirido de comprar ou vender o investimento.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/DKvkmJEHlHuEWjq6MuMg7f [5]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [6]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [7]