MANCHETE 4

Interessado em criptomoedas? Leia antes esse artigo

Publicado às 13h07

  

Maio 2021 – O Bitcoin, maior criptomoeda do mundo, foi o centro das atenções nos últimos dias. O Banco do Povo da China (PBoC) emitiu um alerta de que moedas digitais não podem ser usadas como forma de pagamento porque não são moedas reais. O CEO da Tesla, Elon Musk, suspendeu a venda de carros da companhia com pagamento em bitcoins. Esses dois fatores fizeram com que o valor de mercado total das criptos chegasse a cair mais de US$ 720 bilhões em cerca de 12 horas, batendo a mínima de US$ 1,350 trilhão em circulação no mercado.  

Para a educadora em finanças pessoais, Carol Stange, é preciso que os investidores entendam a melhor forma para lidar com esse tipo de ativo. Existem algumas formas de adquirir as criptomoedas e as mais comuns são “peer-to-peer”, ou seja, de pessoa para pessoa; através de corretoras de criptoativos, ou exchanges; e os ETFs, que também são um investimento via fundo mas que tem suas cotas negociadas em bolsas de valores.  

Ela explica que não é indicado, para quem está começando nesse mercado, comprar as criptomoedas pelo modelo Peer-to-Peer ou diretamente em uma corretora de criptoativos. “Atuar nesses primeiros modelos é arriscado para o investidor iniciante, pois nem sempre esse investidor está familiarizado com os termos e funcionamento do mercado. É preciso conhecimento prévio de como as coisas funcionam para minimizar riscos e aumentar a segurança do processo. Já, comprar criptomoedas diretamente das exchanges e corretoras exclusivas desse tipo de ativo igualmente envolve riscos, sejam eles ligados à custódia dos ativos, que são de responsabilidade do usuário, seja o de cair em um golpe, já que não é incomum aparecerem corretoras falsas no mercado. Após cair no golpe, o investidor fica sem ter a quem recorrer ou como recuperar o dinheiro perdido” afirma Carol Stange.  

Outro ponto a ser considerado é o tipo de “estômago” que o investidor tem para aguentar as fortes oscilações desse mercado. “Para quem ainda não está acostumado com a volatilidade, sugiro começar com um montante que possa ser considerado um custo de aprendizado, onde o investidor separe um valor para entender, na prática, como esse mercado funciona e ajude-o a não sofrer desnecessariamente durante as oscilações da moeda. As variações fazem parte desse jogo”.  

Um dos conselhos da educadora é de que seja destinado até 5% do patrimônio líquido total do investidor para esse tipo de operação. “Definitivamente, não é indicado investir um grande percentual do seu patrimônio em criptoativos. Vejo muito fortemente dois perfis no mercado das moedas virtuais: os investidores iniciantes, que no ‘afã’ de aumentar exponencialmente seu patrimônio, investem quase a totalidade de seus recursos nesse tipo de produto ignorando os riscos e acreditando que enriquecerão rapidamente, e os otimistas em relação ao futuro do dinheiro digital. Assim como os otimistas, eu também acredito que essa tecnologia está revolucionando a forma como lidamos com o dinheiro, mas a cautela deve falar mais alto do que a emoção, a fim de que decisões erradas não comprometam nossa saúde financeira”, explica Carlo. 

Sobre Carol Stange (https://carolstange.com.br) – Educadora financeira e especialista em investimentos, Carol Stange já prestou auxílio, consultoria e cursos (presencial e online) para em torno de 1,5 mil pessoas. Desde 2019 atua como consultora de Economia Doméstica do programa de tv aberta Mulheres, da TV Gazeta, e atualmente é colunista sobre finanças pessoais em grandes veículos da área, com destaque para Guia Bolso e 6 minutos. É também multiplicadora do programa de educação financeira “Eu e meu dinheiro” do Banco Central. Carol Stange é idealizadora e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”, com a produção de conteúdo voltado para pais que desejam educar seus filhos através de conceitos práticos de educação financeira, e de conteúdos para jovens e crianças, que podem ser utilizados nas escolas. É certificada internacionalmente pelo ICF (Instituto Coach Financeiro) com Especialização em Planejamento Financeiro Pessoal pela GFAI (Academia de Planejamentos Financeiros). É formada em administração de empresas pela PUC – PR, cursou MBA em Gestão Empresarial pela UEL/MEB e MBA em marketing pela PUC -SP. 

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/CdnKkvmMKhY4B9xeJukh4W

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Published by
Redação

Recent Posts

Explosões são registradas no Irã; preço do barril de petróleo em alta

  Publicado às 23h14 Atualizado às 23h58   A rede de TV americana ABC informou…

18 de abril de 2024

Notícia da Unipar, CSN, Raízen, Bradespar, dividendo da Vibra, CCR, Iguatemi e outros destaques

  Publicado às 22h39   Notícias corporativas Assembleia da Unipar (UNIP3, UNIP6) aprova aumento do…

18 de abril de 2024

J.P. Morgan eleva participação na Bradespar (BRAP4)

  O J.P. Morgan Chase & Co. elevou participação na Bradespar (BRAP4). A informação foi…

18 de abril de 2024

CSN (CSNA3) sobre oferta de aquisição de ativos da InterCement: discussões ‘continuam em andamento’

  Publicado às 22h27   A Companhia Siderúrgica Nacional - CSN (CSNA3) se manifestou sobre…

18 de abril de 2024

Raízen (RAIZ4) assina a venda de 31 projetos de geração solar distribuída

Publicado às 22h14   A Raízen (RAIZ4) assinou com a Infraestrutura Brasil Holding 32 (Élis…

18 de abril de 2024

Petrobras e BP assinam Memorando de Entendimentos para negócios e pesquisa em diversos segmentos de atuação

  Publicado às 21h58   A Petrobras (PETR3, PETR4) informou que assinou nesta quinta-feira, 18,…

18 de abril de 2024