Após declaração de Bolsonaro, Petrobras emite comunicado de esclarecimento

29 de maio de 2021 Por Redação

 

Publicado às 22h29

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) emitiu um comunicado na noite deste sábado, 29, após a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que o novo presidente da estatal está finalizando estudos a respeito de uma fórmula para garantir previsibilidade aos reajustes dos combustíveis.

No comunicado, a petroleira informou que, na busca de executar sua política de preços, monitora permanentemente o mercado e, a partir de uma percepção de realinhamento de patamar, seja de câmbio, seja de cotações internacionais de petróleo e derivados, realiza reajustes de preço. 

“Os estudos e monitoramentos elaborados pelas áreas técnicas de comercialização da Petrobras suportam a tomada de decisão e a proposição de reajustes de preço, sendo observado permanentemente o ambiente de negócios e o comportamento dos seus competidores, visando um posicionamento competitivo adequado”, destacou a estatal.

Na sexta-feira, 28, o presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores que interferiu na troca do presidente da Petrobras e ressaltou que a nova diretoria da estatal, presidida por Joaquim Silva e Luna, está finalizando estudos a respeito de uma fórmula para garantir previsibilidade aos reajustes dos combustíveis. 

“Ele está ultimando aí estudos com o conselho novo também que foi colocado lá para ter previsibilidade no aumento de combustíveis”, disse Bolsonaro. 

A declaração do presidente ocorreu no mesmo dia em que as ações preferenciais da estatal subiram mais de 4%.

Entre os motivos está a menor percepção de risco em relação à Petrobras. Os analistas do banco J.P.Morgan elevaram a recomendação das ações ON e PN da petroleira para “overweight”, fixando um preço-alvo de R$ 35,50 até o fim deste ano. 

Para os recibos de ações (ADRs) o preço-alvo é de US$ 13 até dezembro deste ano. 

O J.P.Morgan mencionou em relatório o compromisso do novo CEO da estatal, o general da reserva Joaquim Silva e Luna de manter o foco no pré-sal, controle de custos, gestão de portfólio e disciplina de capital.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/BEH158WUHBy4nrxxCRICSx

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A